por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Férias com as crianças? Confira uma seleção de destinos pelo Brasil

    Hotéis fazenda no interior, resorts em pleno cerrado ou praias paradisíacas e tranquilas no Nordeste. O que não faltam são boas opções para aproveitar o mês de janeiro com os filhos

    Daniela Filomeno no Clara Ibiúna, resort no interior de São Paulo que oferece esportes aquáticos para as crianças e adultos
    Daniela Filomeno no Clara Ibiúna, resort no interior de São Paulo que oferece esportes aquáticos para as crianças e adultos Acervo Pessoal

    Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia

    O período de férias escolares chegou e com ele um respiro em nossas agendas. Até às primeiras semanas de janeiro, é hora de conseguir alguns dias de recesso para desfrutar de uma viagem com as crianças.

    Viajo com meus filhos desde que eram pequeninos, sempre com muito planejamento e respeitando seus horários e seus limites. Todos merecemos este período de descanso, e o ideal é buscar por destinos e hospedagens que ofereçam uma estrutura bem pensada para a garotada.

    Atividades ao ar livre, brinquedos, contato com a natureza e com a cultura local são alguns dos aspectos que podem – e devem – ser levados em consideração na hora da escolha.

    Devemos nos lembrar que o ritmo com a criançada é diferente: vá sem um itinerário muito extenso, já que o ideal é sentir o fluxo da viagem enquanto ela acontece, para assim curtirmos tranquilos. Afinal, o objetivo maior é relaxar e deixar as crianças terem momentos de diversão.

    Neste quesito, o Brasil possui hotéis e destinos ideais para quem, assim como eu, busca esse tipo de viagem. Seja em cidades próximas de São Paulo, em hotéis fazenda pelo Sudeste, resorts no Nordeste ou em Bonito, no Mato Grosso do Sul, confira uma seleção de acomodações e lugares espalhados pelo país para curtir ao lado das crianças:

    Interior de São Paulo

    O interior do estado guarda resorts próximos à capital que oferecem diversão para a garotada e um ritmo mais lento (e merecido) para nós adultos.

    Em Águas de São Pedro, a cerca de duas horas de São Paulo, há o Grande Hotel São Pedro, propriedade de selo Senac. São 330 mil metros quadrados de área verde e um ótimo complexo de lazer: aqui as crianças aproveitam o parque aquático, piscinas, tobogãs e brinquedos enquanto os adultos desfrutam de academia, pista de cooper, ginásio poliesportivo, trilhas, campo de futebol, quadras de tênis, saunas e jacuzzis.

    Em Atibaia, a 60 km da capital, o Tauá Resort é uma boa opção para os filhos peixinhos, ou seja, que adoram atividades dentro da água. Além de recreação com monitores, o Tauá oferece um incrível parque aquático indoor – o primeiro da América Latina –, com 16 atrações, entre toboáguas, rio lento e área de spa. Durante todo o ano, a água do parque é aquecida e o ambiente é climatizado.

    Opções ao ar livre, como o Aqualegre, com piscina aquecida e um megatobogã tematizado também fazem parte das atrações. Com vários brinquedos e atividades lúdicas que auxiliam a conscientização social e ambiental dos pequenos, o grande espaço da Jota City enche os olhos das crianças e dos adultos – há desde espaço multiuso, cozinha até autorama e circuitos de brincadeiras com laser.

    O Royal Palm Hotels & Resort, em Campinas (SP), também é uma opção certeira e rápida para a escapada da capital. O resort tem programação animada para a criançada, contando com sete piscinas para toda a família. Quatro delas são climatizadas e duas são infantis, com jatos d’água, balanços e toboágua.

    Os menorzinhos ficam encantados com a Minoville, mundo tematizado com personagens simpáticos que faz a alegria de crianças de 3 a 6 anos. Já o Kata Kuka é um espaço que garante grandes emoções para quem curte desafios e adrenalina, surpreendendo nós, com labirintos, parede de escalada, arvorismo e tirolesa.

    Com duas unidades no interior do estado, o grupo Clara também se destaca entre as opções: a três horas de São Paulo, o Santa Clara Eco Resort fica em Dourados e está em uma área em meio a florestas intocadas. O resort possui mais de 360 hectares e estrutura completa de lazer para a família, com piscinas, hípica, quadras, campo de futebol e programação especial infantil. As crianças podem aproveitar a minifazendinha, curtir a brinquedoteca ou o espaço teen, divertir-se no playground e se aventurar no arvorismo ou tirolesa.

    Já o Clara Ibiúna, em Ibiúna, a uma horinha e meia da capital, fica bem em frente à Represa de Ituparanga e segue o mesmo conceito do irmão: ser um resort para a família com imersão na natureza. Wakeboard, wakesurf, esqui aquático, esquiboia, passeio de caiaque, stand up paddle e passeio à vela, são feitos nas águas da represa logo em frente ao hotel.

    Paraty

    Com mais de 300 praias e 80 cachoeiras, Paraty é um destino histórico também para curtir junto das crianças. Uma parte do local é agraciada pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, o que garante cenários maravilhosos e naturais em meio à natureza.

    Com isso em mente, a Pousada do Sandi, com acomodações sofisticadas em um casarão no Largo do Rosário, personaliza experiências para adultos e pequenos na região para as férias de janeiro. Uma delas é a visita a Fazenda Bananal, sustentável, com horta, agrofloresta e muita história. Para quem gosta de adrenalina, há o circuito Paraty Sport Aventura, com tirolesa e circuitos de arvorismo.

    Piscina natural na Praia do Cachadaco em Paraty
    Piscina natural na Praia do Cachadaco em Paraty / Wikimedia Commons

    O roteiro ainda pode contemplar prática de esportes aquáticos como caiaque e stand up paddle e organiza aulas de capoeira. Os que desejam apresentar o mundo da arte aos pequenos de forma lúdica, o Centro Histórico e os arredores abrigam artistas e ateliês.

    Hotéis-fazenda no Sudeste

    Rústicos e sofisticados, hotéis fazenda entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro promovem um contato necessário com a natureza, com os animais e também com a história de nosso país.

    Um destes exemplos é a Fazenda Dona Carolina, em Itatiba, a uma hora e meia de São Paulo, que reúne hotelaria de luxo com recreação para o público infantil. Aqui há programação diária para os pequenos no grande espaço ao ar livre, com tirolesa, caiaque, cavalgada e slackline. A vivência com animais e a flora é destaque tanto para os filhos quanto para os pais.

    Ainda em São Paulo, em Campos do Jordão, o requintado Hotel Toriba é cercado pela Mata Atlântica e possui um zelo especial com os pequenos. A Fazendinha Toriba é a grande atração, verdadeira fazenda que permite interação com animais domésticos – entre galinhas, patos, gansos, porquinhos-da-índia, ovelhas, vaquinhas e minicavalos.

    A área é preenchida por bosques de vegetação nativa, lago, quiosques, mesas para piqueniques e trilhas para as nascentes. O Toriba conta ainda com piscina aquecida, playgrounds outdoor e indoor, cabana na árvore, brinquedoteca e quadra esportiva. O tradicional escorregador de madeira – que existe desde 1943 – encanta a todos.

    No Vale do Paraíba Fluminense, em Vassouras (RJ), a Fazenda São Luiz da Boa Sorte reflete os tempos áureos do ciclo cafeeiro e garante lazer para pequenos e adultos. Nos 500 hectares da propriedade, as crianças contam com recreação e brincadeiras durante o dia. Há uma prainha de água doce, em que se pode aventurar com stand up paddle, pedalinho, boias e caiaque. Duas piscinas principais dão conta de banhar os hóspedes. Trilhas, cavalgadas e campinho de futebol completam as atividades na fazenda. Programas culturais não ficam de fora: a rica história local da produção cafeeira fez com que um museu inteiramente dedicado ao grão fosse aberto na propriedade em 2017.

    Em Rio das Flores (RJ), a Fazenda União tem estrutura hoteleira de primeira. Para entreter toda a família, duas piscinas – uma externa de temperatura ambiente e outra aquecida – refrescam os hóspedes, que ainda têm a opção de usufruir saunas seca e a vapor, espaço fitness e campo de minigolfe, assim como quadra de tênis e de vôlei de areia.

    Passeios a cavalo fazem a alegria dos pais e das crianças; excursões radicais em quadriciclos podem ser agendadas e trilhas pela mata ao redor arrematam programas voltados para os amantes da natureza. Os pequenos têm diversão ainda com o parquinho e a brinquedoteca, mas o principal fica com a ordenha da minivaca e o convívio com ovelhas, galinhas e uma jumentinha.

    Já no interior de Minas Gerais, em Santo Antônio do Aventureiro, a Fazenda do Serrote guarda cenários bucólicos e programas para toda a família. As crianças correm descalças pelos gramados e o sinal de celular é raro – quase um alento nos dias de hoje. Entre os cenários, há piscinas aquecidas, jacuzzis, quedas d’água e lago com prainha de areia – opção para banho natural de água doce limpa e esportes como stand up paddle. Caminhadas, pescaria e arvorismo e cavalgadas completam os programas. A interação com os animais é um capítulo à parte: a fazendinha conta com cabritos, galinhas, porquinhos da índia, porcos e coelhos.

    Praias do Nordeste

    Exuberantes, magníficas, relaxantes… As praias do Nordeste do país merecem inúmeros elogios. Paradisíacas, várias delas possuem grandes hotéis e resorts com uma estrutura que recebe muito bem os pequenos ao mesmo tempo que garante descanso a nós papais.

    É o caso do Iberostar na Praia do Forte, na Bahia, dentro de um complexo com muitas opções de entretenimento: piscinas, campo de golfe, restaurantes temáticos e atividades com monitores o dia inteiro para a garotada. O resort é all inclusive e o sucesso entre as crianças se dá pelo Star Camp, simulação de acampamento de férias dentro dos limites do hotel.

    Também na Praia do Forte há o Tivoli EcoResort, resort luxuoso num terreno de de 300 mil m² com 80% de vegetação preservada. A parceria com o Projeto Tamar e o Instituto Imbassaí promove um contato com animais locais que desenvolvem a consciência da garotada. Para a diversão, o hotel tem o Careta Careta, complexo com brinquedos na areia, na piscina, alimentação saudável, brincadeiras, cinema e vestuários.

    Um dos resorts mais famosos do Nordeste, no litoral norte baiano, o Costa do Sauípe é all inclusive e conta com o espaço Sauípe Kids, área voltada somente para os pequenos com com piscinas, brinquedoteca, oficina de artes e culinária, teatro, playground e um pátio onde são realizadas as brincadeiras. Fique tranquila, pois todos aproveitam este pedacinho do paraíso.

    Já próximo a Fortaleza, em Aquiraz (CE), a sugestão é o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do país. Com a paradisíaca paisagem da Praia de Porto das Dunas, a região é relativamente deserta, formando um ponto quase que exclusivo para os hóspedes, que, além do parque, contam com quatro diferentes hotéis num mesmo complexo. Os adultos podem desfrutar de boa comida, música ao vivo e todos os brinquedos do parque. Já os pequenos têm as atrações familiares, que podem ser frequentadas por diferentes idades.

    Hotéis e destinos no Centro-Oeste

    Goiás

    Em meio ao Cerrado, o estado possui hotéis em pequenas cidades que são como verdadeiros oásis.

    Em Rio Quente, a 180 km de Goiânia, fica o Hot Park, primeiro parque aquático de águas naturalmente quentes do mundo. Considerado a maior estância hidrotermal do planeta, com fluxo de 7,5 milhões de litros de água por hora, o parque conta com a Praia do Cerrado – maior piscina do Brasil e quinta maior do mundo -, toboágua de águas quentes, escorregador gigante em forma de U e atrações mais calmas para relaxamento. Cinco hotéis da própria marca ficam espalhados pelas redondezas e oferecem diferentes benefícios e amenidades aos hóspedes.

    taua alexania
    Piscina aquecida e jacuzzis individuais na Tauá em Alexânia, em Goiás /Foto: Saulo Tafarelo

    Mais próximo de Brasília, o Tauá Alexânia foi inaugurado em novembro do ano passado e se apresenta como uma boa opção para famílias do Distrito Federal e dos arredores de Goiás. Assim como o irmão mais velho em Atibaia (SP), o enorme resort foi pensado para receber famílias com crianças e eventos, em que o complexo de piscinas externas (80% delas aquecidas) e 15 jacuzzis individuais proporcionam diversão ao redor da água – há ainda brinquedos e escorregadores aquáticos na área infantil.

    O destaque para as baixinhos fica por conta do Jota City, que conta com cinema, boliche, videogames, cozinha e salão de beleza, além de outras inúmeras atividades. O legal é que as crianças são estimuladas desde cedo a pensar sobre sustentabilidade, pois os brinquedos só funcionam de acordo com a energia produzida pela criança – contabilizada por um ranking e pela coleta de dinheiro fictício.

    Bonito (MS)

    É um dos destinos mais lindos do Brasil, junção perfeita entre as influências do Pantanal e as exuberâncias sul-mato-grossenses. Destino ideal de ecoturismo, um exemplo inclusive para o resto do Brasil, suas águas cristalinas, cachoeiras, trilhas e balneários recebem as mais diversas idades e são diversão garantida para a garotada. Voos diretos de São Paulo e Campinas para a cidade são disponibilizados pela Azul e pela Gol – outra opção é ir de carro pela capital Campo Grande.

    Aqui, o contato com a natureza é quase regra, o que os estimula a ter atividades ao ar livre e a pensar na sustentabilidade. Vale ressaltar que a maioria dos passeios recebe crianças, mas alguns possuem restrição de idade mínima a partir dos 5 anos. A dica é comprar os passeios nas agências com antecedência e se informar sobre as exigências de cada local.

    Um dos complexos ideais para os baixinhos é a Nascente Azul, onde há a maior tirolesa do estado, que possui quase 500 metros e passa por cachoeiras que compõem o cenário natural. A propriedade também possui um pêndulo, que proporciona um emocionante balanço que desafia os limites da gravidade, um circuito com pontes suspensas sobre as águas do lago, além das já tradicionais flutuações e banhos em cascatas, cachoeiras, praia de água doce e piscina ecológica.

    De fácil acesso, o Parque Ecológico Rio Formoso também é uma boa opção: caiaque e tirolesa são passeios bem procurados e que garantem o passatempo das mais variadas idades. Boia cross, stand up paddle, arvorismo, flutuação e passeio a cavalo completam as atividades.

    A Barra do Sucuri é um passeio lindo junto das crianças – já que o encontro das águas entre os rios Sucuri e Formoso deixam os adultos e os pequenos encantados com a visão clara dos jardins subaquáticos. Balneários, como o Balneário do Sol e o Municipal são pontos de lazer e de descanso para toda a família – muito mais em cenários encantadores e digno de muitas fotos.


    Mais Recentes da CNN