por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filmes e séries para entender a família real britânica

    Sempre nos holofotes, a monarquia é tema dessas produções, que detalham histórias, intrigas e curiosidades

    Ouvir notícia
    (Foto: Getty Images)

    Aos 99 anos, o príncipe Philip, marido da rainha britânica Elizabeth II, morreu na madrugada dessa sexta-feira, 9 de abril. O Duque de Edimburgo, há 74 anos casado com a rainha da Inglaterra, completaria 100 anos em 10 de junho e ficou famoso por cometer gafes e se adaptar ao papel de coadjuvante na conturbada e agitada dinâmica da monarquia britânica.

    Para ajudar a entender a jornada da família real britânica, curiosidades, rotina, intrigas e histórias, separamos filmes e seriados, alguns com informações verídicas, outros mais romantizados, mas explicam quem é quem nessa trama. Prepare a pipoca e aperte o play. Boa sessão!

    The Crown

    A série da Netflix, com quatro temporadas e a quinta já confirmada, joga luz na vida da Rainha Elizabeth II dos anos 1940 aos tempos modernos. Com o passar das décadas, intrigas pessoais, romances e rivalidades políticas foram revelados. Fatos estes que ajudaram a moldar e afetaram o rumo da história do século XX. Ganhador de diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro 2017 e 2021 de melhor série dramática.

    A Rainha

    O filme A Rainha, dirigido por Stephen Frears em 2006, mostra como a morte da princesa Diana, em 1997, trouxe à tona o distanciamento dos lideres do país com a população. A notícia da morte da princesa do povo, como era conhecida Diana, se espalha rapidamente pelo mundo, o público britânico entra em choque e tem uma reação emocional incompreensível pela a rainha Elizabeth II, que se fecha com a família real no palácio Balmoral. Cabe ao recém-apontado primeiro-ministro Tony Blair procurar a rainha e tomar medidas para essa reaproximação com a população. O longa foi indicado ao Oscar em seis categorias e rendeu à Helen Mirren o estatueta de melhor atriz.

    Leia mais:
    11 coisas que descobrimos na entrevista explosiva de Harry e Meghan
    Os pontos mais floridos e encantadores de Londres
    As inusitadas igrejas de Londres 
    Agora é possível fazer piqueniques no Palácio de Buckingham

    The Royal House of Windsor

    A série documental da Netflix retrata em seis capítulos a família real, com a opinião de especialistas, historiadores, familiares e acesso a documentos que jamais tinham vindo ao público. A atração começa em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, quando o rei George V trocou o sobrenome de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor – para desviar o intenso sentimento antialemão. Já em 1936 Edward VIII protagonizou a maior crise da realeza britânica ao abdicar do trono para se casar com uma divorciada, a socialite norte-americana Wallis Simpson. O último episódio vai até os dias mais recentes, com o príncipe Charles já casado com Camilla.

    Lady Di: suas últimas palavras

    O documentário do National Geographic traz entrevistas inéditas e vídeos gravados em 1991, dentro do Palácio Kensington, em Londres. Diana participou de uma série de entrevistas secretas, gravadas com sua permissão por um amigo próximo em nome do jornalista Andrew Morton. Morton escrevia um livro sobre Diana revelando como era a vida para uma das mulheres mais fotografadas do mundo. Contado inteiramente na voz da princesa, a maioria destas gravações nunca tinham sido exibidas. Disponível no Disney +.

    Elizabeth At 90: A Family Tribute

    Elizabeth At 90: A Family Tribute está disponível no Amazon Prime (Foto: divulgação)
    Elizabeth At 90: A Family Tribute está disponível no Amazon Prime (Foto: divulgação)

    Uma das produções mais intimistas da lista, o documentário foi lançado em 2016 para comemorar os 90 anos da Rainha Elizabeth II. Narrado pelo Príncipe Charles, a série ainda traz comentários dos netos Príncipe William e Príncipe Harry. Foi produzido pela BBC e dirigido por John Bridcut. Disponível na Amazon Prime.

    Mais Recentes da CNN