por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Uma viagem acessível pela Serra Gaúcha ao lado da cadeirante Ketly Vieira

    Nova colunista da CNN Viagem & Gastronomia, Ketly Vieira joga luz ao tema de acessibilidade em viagens. Desta vez, o passeio é por uma das regiões mais charmosas do Rio Grande do Sul

    Ketly Vieira do Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia
    Ketly Vieira no Parque Mini Mundo, em Gramado / Acervo Pessoal / Acervo Pessoal

    Com visitantes durante o ano todo, as cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, têm uma programação completa para curtir em todas as estações. Mas é no inverno mesmo que a região é famosa entre os turistas por propiciar o friozinho das montanhas, acompanhado de uma impecável gastronomia – leia-se deliciosos vinhos e muitos chocolates.

    Em pouco mais duas horas (pela estrada) da capital Porto Alegre, já dá para sentir e vivenciar o clima europeu, que está na arquitetura, nos costumes e na hospitalidade de sua população, formada principalmente por alemães e italianos.

    Com o Natal se aproximando, Gramado fica especialmente encantadora. Com suas luzes e decoração, a cidade proporciona uma sensação de se estar dentro de um filme. São lindos espetáculos e atrações criadas exclusivamente para esta época, que contam sempre com a presença do bom velhinho.

    Mas não é só Gramado que tem seus encantos. Canela, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Garibaldi são apenas algumas das 28 cidades a serem conhecidas, e que também impressionam pelas paisagens e pela cultura, que consegue te transportar para outros países.

    Ressaltamos aqui alguns passeios imperdíveis, um guia para todos os viajantes, principalmente aqueles que buscam locais com acessibilidade, seja para pessoas com alguma deficiência, que usam a cadeira de rodas como locomoção, seja para os idosos – população, aliás, com poder de consumo e que mais cresce a cada ano – que buscam conforto e segurança, ou até mesmo para quem viaja com crianças pequenas em carrinhos.

     

    Parque Mini Mundo

    Uma viagem em que você pode visitar as obras mais icônicas do Brasil e do mundo em um único lugar.

    O Mini Mundo é uma parada obrigatória para quem está em Gramado. Neste parque a céu aberto, vemos réplicas de grandes construções em tamanho reduzido 24 vezes menor que o original, mas com extremo cuidado nos detalhes. Os mini habitantes parecem que têm vida, com suas atividades diárias como uma simples leitura de jornal. Inclusive, esse jornal pode ser retirado na entrada e os visitantes vão acompanhando as notícias durante o passeio.

    Os detalhes são tão perfeitos que podemos observar até vagas reservadas de estacionamento, ruas e sinalização de trânsito.

    Para os visitantes cadeirantes, o Mini Mundo é acessível com rampas e banheiros adaptados. Quem estiver de cadeira de rodas manual é necessário disposição ou uma pessoa que possa ajudar nas rampas.

    Já para quem tem deficiência visual, eles trazem uma mini réplica que pode ser tocada e, para deficientes auditivos, há uma explicação para cada obra.

    Maria Fumaça

    Um trem muito animado, onde os passageiros degustam vinhos, espumantes e sucos de uva, enquanto apreciam as paisagens ao som de música regional.

    Partindo de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, o trem, uma locomotiva à vapor, percorre 23 km e a viagem é muito animada, traduzindo a essência dos italianos.

    Esse passeio, realizado pela Giordani Turismo, é 100% acessível. A locomotiva possui elevador para subir no vagão e banheiro adaptado.

    Na volta, feita com um ônibus de turismo com acessibilidade, tem uma parada no Parque Temático Epopéia Italiana, onde a emoção toma conta com a encenação sobre a história da imigração italiana em Bento Gonçalves.

    Bondinho Aéreo – Parque da Serra

    Localizado na cidade de Canela, os bondinhos aéreos possuem três estações, entre montanhas e vales, com a melhor vista para a Cascata do Caracol.

    Todas as estações possuem espaços idealizados para o fácil acesso a pessoas com deficiência. No embarque para os bondinhos, há monitores e rampas para facilitar o acesso ao equipamento. Nas estações Central e Cascata, além do elevador, os caminhos para o embarque possuem corrimões e sinalizações. E na estação Animal, a trilha ecológica é mais larga dos que as trilhas convencionais.

    Os banheiros são adaptados, oferecendo boas condições de conforto e segurança.

    Catedral de Pedra

    A Catedral de Pedra, em Canela, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Indispensável para conhecer, admirar a obra e aproveitar o ambiente para agradecer.

    A torre tem 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, vindos da Itália. Além disso, em seu interior, há três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schmitz. As obram retratam a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação.

    Na lateral da Catedral há uma entrada acessível.

    Onde se hospedar

    Villa Bella Hotel e Spa Gramado

    Este hotel tem toda uma estrutura de acessibilidade, como piscina aquecida com elevador para cadeirantes, mesas do restaurante na altura ideal para encaixe da cadeira de rodas e quartos adaptados com diversas disposições, que podem adequar toda a família.

    Mas não acaba por aí, o hotel disponibiliza uma van adaptada que leva o cadeirante (em sua própria cadeira de rodas) até a rua Coberta, no centro.

    Restaurantes

    Bela Vista Café Colonial, em Gramado 

    O famoso café colonial é uma tradição que se mantém em Gramado. O Bela Vista Café Colonial serve mais de 80 pratos variados. São bolos, pães, salgadinhos, frios, sucos, vinho, tudo à vontade. Não deixe de perguntar sobre os sorvetes e os doces gelados, são deliciosos.

    Lugar aconchegante, ótimo para ir em família e curtir o início da manhã na cidade. A acessibilidade é excelente, com banheiro adaptado e individual, mesa que encaixa a cadeira de rodas e estacionamento reservado.

    Tarantino Ristorante, em Gramado 

    Com vista para o centro de Gramado e tradicional gastronomia italiana, o Tarantino Ristorante é uma ótima opção na cidade. O ambiente é aconchegante, ao som do piano e luz de velas. A qualidade dos pratos bem servidos é percebida a cada garfada.

    Acessibilidade excelente que facilita a locomoção com cadeira de rodas, com rampas e espaços amplos entre as mesas. Tem a opção do menu em Braile.

    Giordani Gastronomia, em Bento Gonçalves 

    Ketly Vieira em frente ao Giordani Gastronomia, restaurante acessível com rampa e banheiro adaptado/ acervo pessoal

    Uma experiência gastronômica com vista para o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Dedicado aos sabores e a cultura italiana e gaúcha, o restaurante serve carnes e massas. Espaço muito bonito, com elementos decorativos típicos e fachada instagramável.

    Restaurante acessível com rampa e banheiro adaptado.

    Chez Lys Blanc, em Canela 

    Conhecido como o fondue mais romântico de Canela. Perfeito para casais, famílias e aconchegante para confraternizações e jantares com amigos. Muito bem localizado, o restaurante oferece estacionamento com vaga especial, banheiro adaptado e mesa na altura ideal para cadeira de rodas.

     

    Ketly Vieira

    Criadora de conteúdo, formada na área financeira, há 15 anos passou a usar cadeira de rodas devido a distrofia muscular.
    Apaixonada por viagens, se deparou com a falta de informação sobre acessibilidade. Hoje, com sua pequena filha Amanda, visita e compartilha em seu Instagram @ketly.vieira lugares, pontos turísticos, hotéis e restaurantes para que mais pessoas em situação similar a dela possam aproveitar sem medo e com segurança. 


    Mais Recentes da CNN