por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Os melhores produtores da Serra da Mantiqueira para conhecer já!

José Magalhães, da DOC Mantiqueira, indica queijos, cafés e azeites imperdíveis produzidos na serra

Ouvir notícia
(Foto: Getty Images)

Entre montanhas e vales que serpenteiam São Paulo e Minas Gerais, a Serra da Mantiqueira guarda muito mais do que belas paisagens e clima aconchegante: é detentora de uma rica produção de alimentos, que joga luz a uma excelente cultura gastronômica. São produtores antigos e novos que mesclam tradição a técnicas inéditas e mudanças de mercado.

Conhecida pelos seus cafés de qualidade, a região possui mão de obra muitas vezes centenárias, que plantam cafezais desde o século XIX. Mais recentemente, também há uma fértil produção de azeites, provenientes das azeitonas de olivais bem cuidados e amparados, que possuem sabores e aromas inconfundíveis. Não à toa, os queijos da região também surpreendem, muitos deles premiados Brasil afora e feitos da maneira mais artesanal possível.

Unindo a paixão por estas terras e pela pujante produção das melhores iguarias da região, o pesquisador José Magalhães fundou a DOC Mantiqueira, projeto que mapeia produtores e produtos da serra e auxilia na integração e difusão de sua cultura. Abaixo, o idealizador da iniciativa compartilha suas indicações locais:

Leia mais
CNN Viagem&Gastronomia: assista a todos os programas comandados por Daniela Filomeno
Tudo sobre a Serra da Mantiqueira

O delicioso mundo dos azeites e queijos da Serra da Mantiqueira
Onde se hospedar para conhecer a região dos vinhos na Serra da Mantiqueira

Queijos

Mofos Brancos, da Leiteria Santa Paula

Mofos Brancos queijos da Leiteria Santa Paula
Quejos “mofadinhos” da Santa Paula, entre eles o Nuvem e o Névoa (Foto: reprodução/Instagram)

A Paula Vergueiro, à frente da Leiteria Santa Paula, é uma queijeira de mão cheia há mais de 30 anos na cidade de São José do Rio Pardo (SP). Ela é produtora dos melhores queijos minas frescal da vida! Destaco o próprio frescal e, com o seu outro must eat, o fermier no azeite, criou os queijos névoa e o nuvem, maturando-os com mofo branco.

Burrata, da Montezuma Laticínios

Burrata Laticínios Montezuma - Serra da Mantiqueira
Burrata cremosa feita com leite 100% de búfalas da propriedade da Montezuma (Foto: reprodução/CNN Viagem & Gastronomia)

Únicas produzidas no Brasil exclusivamente com leite de búfala vindas da própria fazenda, que fica em São João da Boa Vista (SP), a burrata da Montezuma é imperdível. Produzida sob a batuta do Fabinho Pimentel, ela é intensa, fresquíssima, super cremosa e uma das melhores da Serra da Mantiqueira.

Mantiqueira, da Fazenda Atalaia

A Fazenda Atalaia produz queijos de muitíssima qualidade, alguns até premiados (como o Tulha), na propriedade em Amparo (SP). Indico o Mantiqueira, queijo de sabor suave que é feito e vendido em duas versões: o com casca maturada com alecrim, que garante um sabor sensacional, ou o que é lavado na cerveja Stout, bebida escura, que deixa uma maior cremosidade na boca. É um “meia-cura” mesmo distinto, que é minha indicação.

Provolone fresco, do Queijos Roni

queijo provolone fresco do Queijos Roni
Unidades de provolone fresco dos Queijos Roni, que vai muito bem com lanches e pizzas (Foto: reprodução/Instagram)

A história do Queijos Roni data desde 1889. Um pequeno laticínio foi fundado em São Lourenço (MG) e logo os produtos da casa passaram a ser vendidos em São Paulo, Hoje, com uma fábrica em São Sebastião da Grama (SP), os queijos saem com a mesma qualidade e missão de antes. Destaco o provolone fresco, feito sem defumação, que garante uma cor mais esbranquiçada, e é mais suave que o provolone tradicional – que raramente contrasta potência e delicadeza.

Cafés

Santa Maria Coffee

A Santa Maria é comandada por uma família tradicional de cafeicultores e exportadores de café de Espírito Santo do Pinhal (SP). Suas qualidades extendem-se à torrefação de um delicioso blend próprio e de tantos outros talentosos produtores da região. Cristiano ‘Pistão’ Florezi é o dedicado e talentoso roaster da casa!

TradiCafé

Foto de quatro variedades de café vendidas pelo TradiCafé
Cafés especiais da TradiCafé, com grãos do solo vulcânico do sul de Minas (Foto: reprodução/Instagram)

É uma torrefação que vende cafés especiais dentro do Mercado Municipal de Poços de Caldas (MG). A TradiCafé reúne o estudo do Sandro Dias e a procura dos cafés do sul de minas e do Vale da Grama, produzindo varietais e blends espetaculares! São especializados em micro e nano lotes de cafés da região vulcânica, o que garante que o produto seja de alta qualidade.

Café Fazenda Pessegueiro

Foto de café da Fazenda Pessegueiro sendo coado numa xícara
Café torrado e moído da Pessegueiro (Foto: divulgação/Fazenda Pessegueiro)

Localizada em Mococa (SP), a Fazenda Pessegueiro iniciou suas atividades em 1870 e possui uma tradição cafeeira familiar que esbarra também com a história do café no Brasil. Da fazenda sai o “Especial da Mogiana”, que possui boa acidez, doçura média e notas de chocolate, castanha e nozes. Todo processo, desde o plantio até a colheita, é artesanal.

Azeites

Fazenda Irarema

Azeite Oliva Extra Virgem Irarema
Azeite extra virgem da Irarema, que ganhou medalha de melhor do mundo no World Olive Oil Competition 2018 (Foto: divulgação)

O casal Maurício e Mônica Carvalho adquiriram a fazenda em São Sebastião da Grama (SP) em 2014 e deram início a uma reestruturação, que incluiu uma fábrica para extração do azeite e toda uma infraestrutura para turismo rural – um dos melhores do Brasil.

Moacir Carvalho Dias, o azeitólogo da Irarema, produz um dos melhores azeites de oliva do mundo! Intenso, frutado, suave e saborizados! Uma verdadeira experiência!

Azeites Borriello

Azeite de oliva Extravirgem Borriello
Azeite de Oliva Extra Virgem da Borriello, um dos melhores da Mantiqueira (Foto: Douglas Cavalcante)

Na encosta da Serra do Caracol, em Andradas (MG), Carla Borrielo testa as variedades de oliveiras e busca o azeite perfeito, que já abastece os melhores restaurantes da cidade de São Paulo. A produção acontece nos solos vulcânicos da Fazenda Três Barras do Castanhal. As oliveiras foram plantadas a partir de 2008 e as primeiras garrafas da Borriello foram dadas a amigos e familiares. Eles utilizam os frutos das plantas Arbequina, Grappolo e Koroneiki, além do blend entre elas, que resultam em um azeite fresco, numa taxa de acidez abaixo de 0,2%.

Azeite Terras Altas

Os azeites da Terras Altas são de uma propriedade em Andradas (MG), bem ao lado do Pico do Gavião, que divide São Paulo e Minas. Ali o olival está a mais ou menos 1.600 metros de altura, considerado o mais alto do mundo, com cerca de 3 mil árvores, o que rende um azeite de oliva extra virgem bem aromático, de picância e amargor equilibrados vindos das mãos dos produtores Álvaro e Elisa. A linda vista do Pico do Gavião é refletida neste inolvidável produto!


Mais Recentes da CNN