por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer na paradisíaca Caraíva, por Maria Eduarda Musa, do Musa Cooks

Frutos do mar frescos, massas, pizzas e aperitivos brasileiros cheios de sabor: além de belas praias e pousadas charmosas, a vila possui uma gastronomia de dar água na boca

Polvo com pupunha do Odara, restaurante de gastronomia autoral e com ingredientes locais em Caraíva
Polvo com pupunha do Odara, restaurante de gastronomia autoral e com ingredientes locais em Caraíva Maria Eduarda Musa

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Caraíva, Bahia

Ouvir notícia

Vila à beira-mar no litoral sul da Bahia, Caraíva tem ganhado os holofotes nos últimos anos. Não é difícil encontrar nas redes sociais cliques dos amantes por viagens entre os coqueiros e as pousadas charmosas da praia paradisíaca.

Bem próxima a Trancoso, a comunidade do município de Porto Seguro situada na chamada Costa do Descobrimento abriga, além de águas calmas e irresistíveis, restaurantes e bares de gastronomia apurada. Excelente destino para descansar e entrar em contato com a natureza, Caraíva também oferece cozinhas dos mais variados tipos.

Desde frutos do mar da região, massas e até pizzas, a publicitária e criadora de conteúdo digital Maria Eduarda Musa*, do blog gastronômico Musa Cooks, passou a última temporada em Caraíva, onde desfrutou dos mais diferentes pratos em restaurantes e bares da atraente vila.

A seguir, a apaixonada por gastronomia compartilha suas valiosas indicações de onde e o que comer em Caraíva. E antes de desembarcar pelas areais do local, lembre-se da dica da expert: “Não espere luxo, leve só chinelos – é tudo pé na areia – e roupas confortáveis. Vá de coração aberto porque é apaixonante e come-se muito bem”.

Restaurantes

Boteco do Pará

Às margens do Rio Caraíva, é um dos mais famosos e requisitados restaurantes da vila. As mesas de madeira embaixo das árvores frondosas são puro charme. O Boteco do Pará serve o famoso pastel de arraia, que possui massa leve, sequinha e recheio de sabor único.

Também há outras opções, como o clássico com queijo, queijo com tomate e camarão com queijo. O sucesso da temporada foi o de creme de milho, o de carne e o queijo canastra. Os pratos também são gostosos, como o arroz de polvo, camarão com ervas e farofinha de banana. E não se esqueça de provar a casquinha de arraia.

Aberto no almoço e no jantar, virou um point na região, principalmente no fim da tarde pela sua privilegiada vista para o pôr do sol. É uma delícia de lugar e a cerveja é gelada.

Culinária Central

Parmegiana do Culinária Central, com bifes empanados na panko, purê de batatas, molho de tomate da casa e gratinado com muçarela/Foto: Maria Eduarda Musa

Amei muito o Culinária Central e indico pelo ótimo almoço. Localizado no centro da vila, o restaurante é especializado em frutos do mar mas possui um cardápio variado: carnes, peixes e mariscos, massas e aperitivos.

Pedi o parmegiana, que era enorme e muito bom por ser gratinado com muçarela. Elogios também para a moqueca, o peixe e as sobremesas. Aos sábados há uma caprichada feijoada, que ainda vem com farofinha, couve, vinagrete e laranja.

Dêze

O Dêze é um lugar lindo com um atendimento ótimo. Uma portinha tímida revela um restaurante sofisticado com tons de branco e peças em madeira. Comandado pelo chef mineiro Yuri Escobar ao lado da nutricionista Joanna Côrtes, a casa serve pratos sazonais à la carte e também duas opções de menu-degustação – com sete e quatro tempos.

No menu-degustação há entradinhas, prato principal e sobremesa. Gyoza de alho poró com creme de castanha de caju e laranja confitada e camarão VG ao molho dourado e farofa, servido com mil folhas de mandioca e creme de abóbora com gengibre são algumas das opções do cardápio atual.

Experimentei também a rabada, que estava ótima. Para quem tem fome, indico o menu completo, uma vez que os pratos não são grandes. Com um conceito mais sofisticado, é importante ressaltar que o preço é mais alto em relação aos outros locais.

Odara

O Odara é o atual hotspot de Caraíva. O restaurante tem um cardápio mais sofisticado, e apresenta uma gastronomia autoral com uso de ingredientes locais. O ambiente também é especial, cheio de detalhes em madeira que contrastam com as paredes brancas.

Entre os pratos, meu destaque vai para o steak tartare, que já é famoso na casa. Também sugiro o mix de frutos do mar e o cordeiro. Tudo estava uma delícia. E não deixe de experimentar os drinques: merecem os elogios que recebem e a variedade cai bem com o calor da Bahia.

O Forno

Pizza Napolitana, que leva muçarela de búfala, grana padano, manjericão e azeitona/Foto: Maria Eduarda Musa

A casa trabalha com massas artesanais de fermentação longa e natural. A pizza de calabresa (com erva doce, cebola, azeitona e orégano) e a napolitana (com muçarela de búfala, grana padano, manjericão e azeitona) foram minhas preferidas. Elas são muito bem recheadas e de sabor delicioso.

Dica: fique atenta às pizzas especiais, aquelas de fornada única criadas com inspiração do chef. Além das redondas, a casa também serve corniccione, empanadas e focaccia. Acabei repetindo a dose e voltei mais de uma vez ao restaurante durante minha viagem a Caraíva. Uma delícia!

Bônus: lugares rápidos

Esfiha Caraíva

O Esfiha é um ponto de encontro em Caraíva que serve salgados além das gostosas esfihas, como empadas, coxinhas e enroladinhos. É um bom ponto inclusive para o pós-balada.

Bao.hia

Um dos baos do Bao.hia: dica da “Musa” é experimentar o de porco e o de camarão/Foto: Maria Eduarda Musa

O bao, pãozinho chinês cozido à vapor, ficou tão famoso no restaurante Jacarandá, que o estabelecimento resolveu criar um negócio próprio apenas com a comidinha. No Bao.hia, experimente o de porco – muito bom – e o de camarão – que é divino.

Açaí da Vila

Um açaí no calor é sempre uma ótima pedida. O Açaí da Vila fica dentro da pousada Coco Brasil e é delicioso, com várias opções. Ótimo para o verão.

Lá família

Lá Família serve comidinhas ideais para café da manhã e da tarde, como sucos, açaí, pães, lanches, entre outros/Foto: Maria Eduarda Musa

O Lá Família fica bem no centrinho de Caraíva e é ótimo para café da manhã e lanchinhos com crepiocas, bolos, açaí e afins. É um café bar bem simpático e descolado.

*Sobre Maria Eduarda Musa

Maria Eduarda Musa é criadora de conteúdo e compartilha receitas e dicas de viagens em seu blog e Instagram, o Musa Cooks/Foto: reprodução/Instagram

Além de ser formada em Publicidade pela FAPP e pós-graduada em Moda pelo Instituto Marangoni em Milão, Maria Eduarda Musa é apaixonada por gastronomia e pela arte de receber. Assim, desde 2018 cria conteúdos sob o nome de Musa Cooks, em seu blog e Instagram. Com humor e de forma leve, compartilha receitas, dicas de produtos, viagens e restaurantes ao redor do mundo para seus seguidores. Maria Eduarda costuma dizer que “cozinhar é sim uma arte, mas não é necessário ser chefe de cozinha para criar boa comida e boas memórias”.


Mais Recentes da CNN