por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde ficar em Cambará do Sul? Dicas de hotéis na Terra dos Cânions

Região na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina guarda charmosas acomodações em meio ao friozinho dos parques nacionais onde estão os enormes desfiladeiros

Ouvir notícia
Casulos do Hotel Parador, em Cambará do Sul, durante uma noite de lua cheia (Foto: Daniela Filomeno)

Em meio a maior cadeia de cânions da América do Sul, a região limítrofe dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre as cidades de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), capricha para receber os hóspedes que chegam por ali para se aventurar e descansar.

Praia Grande, cidade catarinense na divisa entre os dois estados, é como a base dos cânions. A cidade de quase 8 mil habitantes, possui hotéis e pousadas charmosas aos pés dos parques nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral. Cambará do Sul, já na Serra Gaúcha, fica a uma altitude mais elevada, na parte superior dos cânions, e também reserva acomodações íntimas e graciosas em meio à natureza exuberante.

O clima frio de ambas as cidades é ideal para curtir a estadia ao lado de uma lareira e de um bom vinho para contemplar as noites estreladas, um espetáculo a parte. A maioria dos estabelecimentos na região é equipado com detalhes que zelam pelo conforto dos hóspedes, como calefação, lareiras e uma gastronomia com o melhor da tradição do sul.

Confira abaixo os melhores locais para ficar na região dos cânions em Cambará do Sul e em Praia Grande:

Leia mais
Saiba tudo sobre Cambará do Sul
Onde os chefs comem? Com Rodrigo Bellora, do Restaurante Alma, em Cambará do Sul
Viagens de carro: visite cidades próximas a Porto Alegre

Hotel Parador (Cambará do Sul/RS)

Casulo do Hotel Parador em Cambara do Sul
Entrada dos casulos do Parador, que possuem 24 m² e integração total à natureza e às paisagens exuberantes (Foto: Daniela Filomeno)

O Hotel Parador é como uma joia entre os cânions de Cambará do Sul. Suas hospedagens são quase como atrações à parte. Ele é inspirado nos lodges africanos e foi construído sob o conceito de glamping: junção de glamour com camping, como um acampamento sofisticado em meio à natureza.

Próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, os hóspedes tem 21 opções diferentes de acomodações divididas em categorias: casulos, bangalôs, barracas, suítes e um chalé, todas com lindas vistas para o verde da região.

Quarto no Hotel Parador em Cambara do Sul
Dani Filomeno em uma das grandes barracas luxuosas do Parador (Foto: CNN Viagem e Gastronomia)

Mas o que tem chamado atenção por ali são os casulos. Aconchegantes e charmosos, eles foram construídos recentemente e já são um sucesso, cada um sendo batizado com um nome de espécie de abelha diferente. Com 24 m², a ideia é que você se sinta integrado à natureza, mas também amparado pela lareira elétrica e hidromassagem, decoração elegante, com muitas peças de artesãos locais. Super romântico e recomendado para casais.

Além disso, o Parador oferece experiências especiais aos hóspedes em meio à exuberância da natureza: há passeios a cavalo, de bicicleta e quadriciclo pela fazenda, além de trekking e caça aos cogumelos. Por falar em comida, a gastronomia é assinada pelo chef Rodrigo Bellora, que comanda ali o excelente restaurante Alma. O menu é sazonal e feito diretamente no calor do fogo à lenha de sua cozinha gourmet.
Estrada do Faxinal, RS 427, Morro Agudo, Cambará do Sul. Tel: (54) 3295-7525. WhatsApp: (54) 99632-5097.

Morada dos Canyons (Praia Grande/SC)

Chale 10 da Morada dos Canyons em Praia Grande
Detalhes do Chalé 10 da Morada dos Canyons, com destaque para a hidromassagem, o telescópio e o janelão com linda vista para os cânions (Foto: reprodução/site)

Localizada na base dos cânions, em Praia Grande, a cerca de 38 km de Cambará do Sul, a Morada do Canyons fica à beira dos parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral. O empreendimento é dividido em 10 chalés e outras duas casas, que possuem estrutura completa e amenidades que vão desde lareiras a telescópio para observação terrestre e astronômica. As acomodações possuem uma visão privilegiada dos cânions e até mesmo, em dias mais límpidos, do litoral no horizonte.

A Morada fica a cerca de 650 m de altitude e a 12 km do Cânion Itaimbezinho, atração imperdível do Parque Nacional de Aparados da Serra e um dos maiores desfiladeiros das Américas. As vistas da propriedade ainda abrangem os cânions Malacara e Índios Coroados, em que um mirante dá conta de suprir as fotos e a apreciação dos hóspedes.

O local conta ainda com restaurante exclusivo para hóspedes, adega, duas piscinas aquecidas (uma delas coberta) e passeios, como trilha na mata e saídas para cavalgada. Há também assessoria personalizada para escolha dos passeios na região, como o voo de balão pelos cânions com a agência Canyons e Peraus e pacotes românticos, já que o clima e o lugar são ideais para casais apaixonados.
SC 290, km 28, Serra do Faxinal. Praia Grande. Reservas: (48) 3198-8443. 

Refúgio Ecológico Pedra Afiada (Praia Grande/SC)

Indicado para famílias e amigos, a Pedra Afiada é uma pousada com estrutura completa que recebe os mais diferentes públicos. O Mirante da Pedra Afiada possui uma vista incrível para o Cânion Malacara, pertinho dali – inclusive, as águas do rio Malacara nascem no Parque Nacional da Serra Geral e cruzam a propriedade na maior parte do ano, sendo um convite a um banho (gelado!) e à diversão.

São nove acomodações divididas em diferentes categorias: apartamentos com vista, suítes, choupanas, cabana, chalé e bangalô. Elas acomodam de dois a cinco hóspedes e possuem diferentes vistas, a exemplo da Cabana da Mata, dividida em dois quartos, aceitando até quatro hóspedes, com sala com lareira, varanda e um deck que avança na mata com banheira de hidromassagem dupla e vista para o cânion.

A estrutura conta com amplo espaço aberto com redário e jardins, sauna e piscina de pedra, mini-arvorismo, caverninha de escalada, playground e um segundo ponto de contemplação para a natureza. Pode-se ainda caminhar pela propriedade, encontrando uma cachoeira – chamada de Onça – e subir numa figueira centenária, ou ainda fazer passeios por trilhas e à cavalo na base dos cânions.
Estrada Vila Rosa, s/n, Vila Rosa, Praia Grande. Tel: (48) 3532-1059 e WhatsApp: (48) 9 9172-3634.

Cafundó (Cambará do Sul/RS)

A charmosa Pousada Cafundó fica no caminho do Cânion Fortaleza, a 10 km do centrinho de Cambará do Sul. Assim, o microclima com temperaturas amenas do pedaço faz com que o design rústico das acomodações seja bem acolhedor. São suítes padronizadas de 40m² com mezanino e sacada com vista panorâmica para o lago da propriedade e para o vale logo em frente. Elas são equipadas com banheira de hidromassagem para duas pessoas, cama queen size climatizada, sistema de calefação, vidros termo-acústicos e pantufas.

Como rege a Terra dos Cânions, o espaço é integrado à natureza e a simplicidade é sinônimo de sofisticação. O café da manhã é incluso nas diárias e pode ser degustado no quarto em uma mesinha com vista para o lago e o exterior. O Cânion Fortaleza, um dos passeios obrigatórios da região, fica a apenas 12 km de distância e a Cascata do Tigre Preto e a Pedra do Segredo, também no Parque Nacional de Serra Geral, ficam a 10 km. Mas outras atividades podem ser feitas por ali, como caminhadas, observação e passeio a cavalo – opcionais e pagos a parte.
Estrada da Fortaleza, km 10, Cambará do Sul. WhatsApp: (54) 98422-7888.

Brumas (Cambará do Sul/RS)

Casa de campo Brumas, em Cambara do Sul
Uma das casas de campo do Brumas, construída sobre pilares de concreto, que amplia a visualização das paisagens (Foto: reprodução/site)

Quatro casas de campo contemporâneas e isoladas em meio ao verde e araucárias formam a hospedagem da Brumas, numa fazenda em Cambará do Sul. Distante 10 km do centro da cidade e apenas 8 km do Parque Nacional da Serra Geral, o local está a mais de 1.200 m de altitude e é bem próximo do Cânion Fortaleza – uma das atrações imperdíveis da região.

Conforto e privacidade são protagonistas por aqui. As casas podem ser alugadas individualmente pelo site e possuem estrutura completa pensada no bem-estar de quem fica por ali. O interior é detalhado em sofisticação: há móveis planejados, lavatório e pia em granito, chuveiro com aquecimento a gás, sala de estar com sofá, lareira, lençol térmico, cozinha equipada, varanda panorâmica e piso rústico. As unidades foram construídas no alto da fazenda visando o distanciamento dos hóspedes e foram instaladas sobre pilares de concreto, ampliando a vista para as paisagens.

No entorno das casas e da fazenda é possível apreciar a natureza, visualizar a fauna silvestre, fazer um churrasco, acender uma fogueira e tomar chimarrão. A área privativa conta com nascentes, riachos, morros e vales. À noite, o local ganha contornos mais românticos com o céu estrelado e temperaturas amenas.

Estrada do Cânion Fortaleza, km 10, Cambará do Sul. Tel: (51) 98594-0941.

Confira o programa CNN Viagem&Gastronomia em Cambará do Sul:


Mais Recentes da CNN