por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guia Portugal: highlights da incrível cidade do Porto

    Vai viajar para o Porto? Veja dicas para montar o seu roteiro

    Ouvir notícia

    Segunda maior cidade de Portugal, Porto dá nome a uma das maiores preciosidades do país, o vinho do Porto. É lá que o rio Douro desemboca no Oceano Atlântico, em um encontro marcado por belas pontes e uma orla recheada de atrações. A cidade oferece uma viagem ao passado e deve ser desbravada a pé. Sua gastronomia e turismo estão passando por uma revolução com a abertura de restaurantes, bares e espaços de arte.

    Segunda maior cidade de Portugal, Porto encanta com história, gastronomia e, claro, ótimos vinhos (Foto: Adobe Stock)
    Segunda maior cidade de Portugal, Porto encanta com história, gastronomia e, claro, ótimos vinhos (Foto: Adobe Stock)

    Andar pelos bairros de Vitória, Ribeira e Miragaia é entrar em um túnel do tempo. Torna-se obrigatório conhecer o Palácio da Bolsa do século XIX; a Igreja de São Francisco, erguida entre 1383 e 1410; a Praça da Ribeira de onde partem escadarias e becos que levam até a Casa do Infante, um prédio do século XIV com um pequeno museu. Assim como, visitar a Catedral da Sé, na parte alta da cidade, com um lindo mirante; a Igreja de Santa Clara, cujo interior é revestido em ouro; a estação São Bento, com seus painéis em azulejos que contam a história do país; a Rua das Flores, com suas construções centenárias, lojas e restaurantes; o Majestic Café e a Torre dos Clérigos, uma obra barroca do século XVIII com 75 metros de altura. 

    HIGHLIGHTS

    Vinho do Porto

    “Criação portuguesa que os ingleses descobriram e fizeram o mundo todo conhecer”, como explica a Larousse do Vinho. Vinho fortificado, de corpo estruturado foi o primeiro a ser engarrafado no mundo em 1708. Ele também ajudou a difundir o conceito de D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), que depois se espalharia pela Europa.  Ainda se tornou o ouro líquido português, sendo indispensável para a economia do país no decorrer dos últimos séculos – tanto que a bebida ganhou até um museu para contar sua história. Atualmente, ganhou nova roupagem com as versões branca e rosé, e até um drinque Porto tonic (a versão lusa do gim-tônica) que conquistou as cartas dos bares mais descolados da região. 

    Vila Nova de Gaia

     

    Taylor`s, uma das mais antigas casas de vinho do Porto (Foto: reprodução site)
    Taylor`s, uma das mais antigas casas de vinho do Porto (Foto: reprodução site)

    Na margem sul do rio Douro, do outro lado da Ponte D. Luís I, fica a cidade de Vila Nova de Gaia. É, literalmente, atravessar uma ponte, ou pegar o bondinho no Porto e em cinco minutos, chegar ao endereço que, desde o século XVIII, concentra os principais armazéns nos quais repousa e envelhece o célebre vinho do Porto. Na tradicional Casa Ferreira o programa inclui visita ao museu com a história da marca e prova de rótulos vintage, os mais especiais da casa. Visite também a Taylor`s, uma das mais antigas casas de vinho do Porto, a Dalva, a Ramos Pinto e a Sandeman.

     

    Design e produtos únicos 

    Uma cidade rica em criatividade e lotada de endereços com produtos made in Porto que valem ser explorados. Na A Vida Portuguesa se encante com as caixas de sardinha Tricana, colônia do Porto e cestas de vime artesanais sendo um endereço precioso para encontrar produtos locais no bairro histórico de Vitória. O Lobo Taste, no Palácio das Arts, traz achados, a maioria em edições limitadas, do design contemporâneo português e os apaixonados por produtos de beleza precisam conhecer a centenária Claus Porto, marca conhecida por suas fragrâncias em sabonetes, cremes e velas, e a Castelbel

    Além do vinho do Porto, bons drinques! 

    Dentro de um prédio com mais de 100 anos, localizado na Baixa, o The Royal Cocktail Club tem no piso inferior um speakeasy, com entrada apenas por reservas. Os clientes são convidados a lançar os dados num jogo de tabuleiro e seu pedido vem de acordo com a sorte – podem ser bebidas autorais ou clássicas. Jogue sem medo! No rooftop Terrace Lounge 360 º, além de uma vista privilegiada para a cidade, os coquetéis surpreendem e são ótimas pedidas para brindar o pôr do sol. A cerca de 20 minutos da Foz do Porto encontra-se o restaurante Praia da Luz, com uma linda varanda sobre a areia da praia. Sua carta de drinques é aclamada por todos na cidade. 

    Cultura & Arte

     

    Casa da Música (Foto: divulgação)
    Casa da Música (Foto: divulgação)

    A Rua Miguel Bombarda é o epicentro artístico do Porto com inúmeras galerias de arte, livrarias e restaurantes. Não deixe de conhecer a Ó! Galeria que tem lançado excelentes jovens artistas locais e internacionais. A Casa da Música oferece um respiro moderno na cidade e vale a visita por sua arquitetura. Esse local foi idealizado para ser a casa de todos os estilos de música, do fado à eletrônica, com uma agitada agenda de eventos. Já os amantes de Harry Potter precisam conhecer a Livraria Lello, com seu lindo vitral no teto, lustres, colunas e a famosa escada, local que inspirou J. K. Rowling a criar detalhes da saga.

    Mais Recentes da CNN