por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Aproveite a Settimana Della Cucina Regionale Italiana em São Paulo

Ouvir notícia

De 22 a 28 de outubro renomadas casas como Trattoria Fasano, Piselli, Attimo Per Quattro e Picchi recebem chefs italianos para prepararem menus exclusivos de suas regiões

carne de coelho do Piselli
Carne de coelho com legumes e creme de ervilhas do Piselli  (Foto:Johnny Mazzilli)

São Paulo, SP – Renomados chefs italianos chegam a São Paulo com uma missão: mostrar a enorme variedade da gastronomia tipicamente italiana. Eles assumirão durante uma semana, de 22 a 28 de outubro, a cozinha de importantes restaurantes da cidade – ao lado dos chefs das casas – e apresentarão aos visitantes um menu em  três ou quatro etapas com pratos que respeitam a tradição gastronômica de sua região, seguindo o ritual nas mesas de seu país, com entrada (antipasto), massas ou risotos (primo piatto), carnes ou peixes (secondo piatto) e sobremesa (dolce). Ao todo, serão 160 receitas elaboradas com os melhores produtos italianos, entre queijos, embutidos e azeites, combinados com legumes, verduras e frutas selecionados, além de carnes e pescados de todas as origens.

Em sua 7ª edição, a Settimana della Cucina Regionale Italiana foi lançada oficialmente no Brasil em 2012, com doze restaurantes representando doze regiões italianas. O grande sucesso alcançado pelo evento fez com que o Ministério Italiano de Relações Exteriores o levasse para todos os países em que a Itália possui representação diplomática, com a particularidade que a Settimana de São Paulo é a única que conta com a participação de um chef de cada região. O momento para a realização da 7a Settimana della Cucina Regionale Italiana não poderia ser melhor, já que 2018 foi considerado o Anno del Cibo Italiano, ou seja, o ano do modo italiano de se alimentar, graças a uma iniciativa do Ministério Italiano das Políticas Agrícolas Alimentares, Florestais e do Turismo e do Ministério Italiano para os Bens e as Atividades Culturais.

Chefs convidados e restaurantes participantes

A divisão de restaurantes e regiões é determinada por sorteio, o que fortalece o intercâmbio entre os profissionais e também inspira os pratos que passam a fazer parte do cardápio de cada casa.

O convite aos chefs italianos começa por aqueles que estiveram presentes em edições anteriores. Do time de 2018, sete estão novamente em São Paulo: Paolo Bertholier (Valle d´Aosta) que desta vez está no Buttina; Maurizio Morini (Emilia-Romagna) no Due Cuochi; Achille Pinna (Sardegna) no Maremonti, Andrea Picotti (Piemonte) no Piselli; Barbara Settembri (Marche) no Spadaccino; Pinuccia Di Nardo (Sicilia) no Supra; Massimo Talia (Molise) na Trattoria Fasano.

Entre os que participam pela primeira vez, estão nomes consagrados e promessas da nova geração: Alessio Marrangoni (Abruzzo) no Attimo Per Quattro; Claudio Rocchi (Lazio) na Casa Santo Antônio; Massimiliano Mandozzi (Lombardia) no Friccò; Paolo Masieri (Liguria) na Osteria del Pettirosso; Angelo Fiorisi (Basilicata) no Pasquale; Duccio Pistolesi (Toscana) no Picchi; Gaetano Morese (Campania) no Ristorantino; Manuel Marchetti (Friuli-Venezia Giulia) no Santo Colomba; Antonio Bufi (Puglia) no Sensi; Mara Zanetti Martin (Veneto) para o Terraço Itália; Luca Abbruzzino (Calabria) no Tre Bicchieri; Mario Di Nuzzo (Trentino-Alto Adige) no Vinarium; Andrea Fugnanesi (Umbria) na Vinheria Percussi.

Para conferir os menus e valores acesse: Settimana Della Cucina Italiana

Três bares de vinhos em São Paulo que valem a pena visitar

Mais Recentes da CNN