por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Restaurantes italianos imperdíveis em Bordeaux, por Daniela Filomeno

Que tal uma massa caprichada na capital mundial do vinho? Moderninhas, estreladas, rústicas ou sazonais, casas de sotaque italiano têm seu lugar garantido entre as brasseries francesas; confira

Massas e pratos do Tentazioni, casa com uma estrela Michelin que é considerada uma das melhores italianas de Bordeaux
Massas e pratos do Tentazioni, casa com uma estrela Michelin que é considerada uma das melhores italianas de Bordeaux reprodução/Instagram

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Bordeaux, França

Ouvir notícia

Separadas por uma fronteira de 488 quilômetros, a França e a Itália comungam de vários atributos, mas uma delas é especial: a comida. E é em território francês que alguns restaurantes italianos se destacam entre as maravilhas do país.

E não é somente Paris que é recheada de cantinhos da Itália: Bordeaux, a capital mundial do vinho, primeiro destino internacional de Daniela Filomeno no CNN Viagem & Gastronomia, também tem endereços deliciosos e concorridos que nos levam diretamente para o “país da bota”.

Moderninhas, estreladas, rústicas ou sazonais, há uma variedade de casas que servem desde massas, foccacias, doces e o que mais a Itália tem de melhor. A seguir, confira uma seleção de restaurantes italianos para se deliciar em Bordeaux:

Tentazioni

Comandado por um casal, ela da Bretanha e ele da Sardenha, o Tentazioni é considerado um dos melhores restaurantes italianos de Bordeaux. Sua estrela Michelin deixa isso mais claro, mas é a comida criativa que leva elogios dos clientes e da crítica.

Com mesas dispostas na calçada e dentro de um salão, o Tentazioni é quase uma descoberta na cidade, já que suas luzes ficam amenas durante a noite. O cardápio muda semanalmente, e os ingredientes de primeira linha, como atum vermelho, lagosta, caranguejo-aranha, entre outros, resultam em combinações que mergulham em tradições italianas.

A casa trabalha com menu-degustação, que muda de tipo e de valor. A carta de vinhos também é vasta e contém bons rótulos da França e da Itália.

Endereço: 59 Rue du Palais Gallien, 33000 Bordeaux, França

Fuxia

fuxia bordeaux
Salão interior do Fuxia, espaçoso e bem iluminado. Mesas externas também são dispostas para os clientes/Foto: reprodução/facebook

Moderninho, casual e rápido. O Fuxia fica na região central, bem em frente à grande e famosa Place des Quinconces, ou seja, também bem servido de transporte público.

Sua fachada é mais retraída em relação à rua, com alguns degraus até seu toldo verde e suas mesas externas. O salão é bem iluminado por luz natural e arejado, onde são servidos à mesa alguns clássicos da cozinha italiana, como burrata e prosciutto e pedaços de muçarela à milanesa caseira de entrada.

Entre os principais, massas são as pedidas centrais: rigatoni, penne, linguine e pappardelle. Lasanha, risoto e pizzas diversas com a cara da Itália também constam no menu fixo junto de sobremesas típicas, entre panna cotta, tiramisù e uma dose de limoncello com sorvete de limão.

Endereço: 40 Allées d’Orléans, 33000 Bordeaux, França

Peppone

É um autêntico pedacinho da Itália em plena Bordeaux. Como manda a cidade – e a França -, as mesas do Peppone ficam na calçada e também dentro de um salão mais rústico. Movimentada, a casa geralmente possui fila de espera e um burburinho.

Apesar do menu conter massas diversas, carnes e entradas das mais tradicionais do “país da bota”, o Peppone é conhecido por suas pizzas de massa fina e fresca e ingredientes de qualidade.

Há desde as mais simples, como a Romana, com tomate e muçarela, até as mais elaboradas, a exemplo da Cochonne, que leva tomate, cebola, muçarela, breadsticks, presunto Parma, mortadela, speck e spalla cotta. Os pratos são generosos e a adega é bem diversificada. É uma grata surpresa!

Endereço: 31 cours Georges Clemenceau, 33000 Bordeaux, França

Osteria da Luigi

Localizado numa rua estreita do centro velho, a Osteria da Luigi é um restaurante italiano acolhedor no coração de Bordeaux. Inaugurado em 2008, sua atmosfera simpática tenta passar um “italian way of life”, com pôsteres de filmes e da cultura italiana nas paredes de pedra exposta.

O cardápio é enxuto pois a casa trabalha com um menu que muda a cada duas semanas, oferecendo pratos com produtos frescos e com qualidade. Massas, carnes, queijos cremosos e cortes da charcutaria são algumas das delícias por aqui.

Endereço: 23 Rue du Pas-Saint-Georges, 33000 Bordeaux, França

Le Veneto

le veneto site
Fachada do Le Veneto com suas mesas externas no Allées de Tourny/Foto: reprodução/site

O Le Veneto é, no geral, uma casa amigável. Situado no elegante endereço de Allées de Tourny, repleto de lojas e a poucos passos da Place des Quinconces, a casa possui um terraço e mesas localizadas perto da cozinha – mas também alguns cantinhos mais reservados para jantar a dois.

O cardápio não é muito extenso mas dá conta do recado de oferecer uma culinária italiana apurada, como massas artesanais (como tagliatelle com creme de trufas, ravioli com creme de parmesão e carbonara), risotos e carnes – em sua maioria vitela. A carta de vinhos é baseada no sotaque da casa e também no local em que reside, com uma mistura entre rótulos italianos e franceses (a maioria de Bordeaux).

Endereço: 25 All. de Tourny, 33000 Bordeaux, França


Mais Recentes da CNN