por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Restaurante ‘A Baianeira’ completa 7 anos e lança menu com pratos icônicos

Uma das melhores casas de comida brasileira de São Paulo oferece menu-degustação com "um punhado" dos pratos mais queridos e pedidos ao longo de sua trajetória

A Baianeira celebra 7 anos e oferece menu-degustação especial com pratos icônicos da casa
A Baianeira celebra 7 anos e oferece menu-degustação especial com pratos icônicos da casa Foto: Madeleine Seagram

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Quem conhece a primeira unidade d’A Baianeira, na Barra Funda, sabe que a pequena casinha da chef Manuelle Ferraz sempre foi reduto de apreciadores de uma gastronomia descomplicada, cheia de sabor e autenticidade. Não à toa, vive lotado, ganhou diversos prêmios e reconhecimentos, entre eles o da categoria Bib Gourmand do Guia Michelin, e levou a jovem chef a abrir, em 2019, um segundo ponto.

O local escolhido não poderia ser mais charmoso: dentro do MASP – Museu de Arte de São Paulo, no segundo subsolo, em uma área ampla e com enormes janelões. E é lá que um cardápio especial para comemorar os sete anos de sucesso é servido, apenas até o dia 30 de setembro.

Unidade do Masp d’A Baianeira (Foto: Madeleine Seagram)

O menu chamado de Um Punhado de Cada Coisa é uma ótima oportunidade para conhecer a proposta da Manuelle de levar à mesa o que ela chama de Cozinha Popular Brasileira, e para quem já conhece, reviver e saborear em apenas uma refeição todas as mais famosas e requisitadas receitas da casa, em tamanhos reduzidos, claro. Uma verdadeira viagem pelos sabores afetivos, de influências mineira, baiana e na cultura alimentar de Almenara, sua cidade natal, em Minas Gerais. Os sabores e ingredientes almenarenses pautam a história d’A Baianeira desde que a chef começou a vender seu famoso pão de queijo – receita herdada da avó -, em 2014.

Leia mais:
6 aplicativos para economizar em restaurantes
20 novos restaurantes de São Paulo para conhecer já!  
Onde comer peixes e frutos do mar em São Paulo, por Dany Simon
Mais de 20 restaurantes em São Paulo com espaço aberto

Como entradas, chegam à mesa o pão de queijo recheado com carne de panela e ovo caipira, o mini pastel de abóbora com quiabo, a coxinha de mainha – com frango e requeijão -, e o beiju de polvo. O percurso gustativo passa pela mini salada de feijão andu com caranguejo, seguida pela quenga de forno com ragu de ostra de mangue. Na sequência, o mini bobó de camarão chega acompanhado pelo drinque O Vale, assinado por Néli Pereira, e feito com gin, shrub de goiaba com pimenta de cheiro e tônica. O menu conta ainda com o frango de rolo com roti de porco e a carne de sol au poivre de pimenta de cheiro. A sobremesa guia para a mesa de doces: requeijão de corte com mangada, queijo com goiabada e doce de leite, bruleé de banana e chocolates artesanais por Arcelia Gallardo.

O belo prato de sobremesa (Foto: Tina Bini)

Já para os que preferem pratos sem carne, a chef também prepara punhados vegetarianos. Esta versão do menu começa com pão de queijo com abobrinha, mini pastel de abóbora com quiabo, risole de milho e beiju de requeijão de corte. Segue com mini salada de feijão andu e, depois, com quenga de forno com ragu de maxixe. Na sequência, o mini bobó é de banana da terra, também acompanhado pelo drinque O Vale. Em ordem, chegam ainda o palmito pupunha com roti de melado e o cogumelo au poivre de pimenta de cheiro. Para o desfecho, a mesa de doces novamente compõe a sobremesa.

Serviço – Menu ‘Um Punhado de Cada Coisa’ – A Baianeira

Disponível até 30 de setembro

Unidade do MASP – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Preço: R$140 por pessoa (ambas as versões)


Mais Recentes da CNN