por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Aprenda a fazer um suculento karaage don, frango frito japonês com arroz

No episódio Japão em São Paulo: Cultura e Modernidade do programa CNN Viagem & Gastronomia, Dani Filomeno encontra o chef Toshi Akuta e aprende a fazer um karaage don delicioso para ser comido com as mãos e com hashi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Não é preciso ir muito longe para se chegar ao Japão – ou pelo menos numa parte dele. A comida é uma das portas de entrada para se conhecer e experimentar outras culturas e, com sua rica gastronomia, fica fácil apreciar um pouco do país asiático na cozinha de sua própria casa.

O CNN Viagem & Gastronomia mergulhou na comunidade japonesa em São Paulo e descobriu mais dos seus sabores, saberes e história na capital paulista. Além de comer em izakayas, cantar em karaokê e de contemplar espaços culturais, Daniela Filomeno aprendeu a preparar um típico kaarage don ao lado de Toshi Akuta, ex-chef do Izakaya Matsu e atualmente dono do Amo-te Sando, delivery de sandô (sanduíche japonês).

Ele explica que o karaage é um frango frito suculento e crocante servido no Japão, comumente também como aperitivo nos izakayas locais. Já o don faz referência ao donburi, tigela de arroz servida com algo em cima – neste caso, o frango. Segundo o chef, o ideal é comer o karaage com as mãos e o arroz com o hashi, fazendo essa mistura durante a refeição.

Adotando uma maneira que deixa o frango mais apetitoso e não tão seco, confira a seguir como preparar um karaage don com o frango rosadinho por dentro, molhadinho e crocante por fora:

Ingredientes:

– 1 sobrecoxa desossada

Para marinada:

– 1/2 xícara de shoyu
– 1/2 xícara de sake seco
– 1 col de chá de gengibre ralado
– 1 dente de alho picado ou ralado

Para fritar:

– 900 ml óleo vegetal
– amido de milho

Para o molho ponzu:

– 1 parte de shoyu
– 1 parte de cítrico (pode ser vinagre de arroz, limão ou laranja. Nessa receita usamos 1/2 parte de limão e 1/2 parte de laranja)

Para finalizar:

– cebolinha picada a gosto
– maionese a gosto
– gengibre em conserva (beni shoga) a gosto
– 1/2 ovo cozido com gema mole
– arroz japonês cozido

Modo de preparo:

– Corte a sobrecoxa em pedaços grandes, mais grossos.
– Coloque numa tigela e tempere com uma 1 colher de chá de gengibre ralado, 1 dente de alho picado, ½ xícara de saquê seco (serve para deixar o frango crocante) e ½ xícara shoyu escuro.
– Deixe marinando por 30 minutos na mistura dentro ou fora da geladeira
– Enquanto as sobrecoxas marinam na mistura, faça o molho ponzu: em uma tigela, mistura a parte de shoyu com a parte cítrica
– Após marinado, misture aos poucos com as mãos o amido de milho até ficar com uma consistência de mingau grosso
– Com óleo numa frigideira (não muito quente, cerca de 180°C), coloque os pedaços da sobrecoxa empanados e frite. Dica do chef: uma das maneiras de saber se o karaage está bom na frigideira é pelo peso dele, já que perde água na fritura e fica mais leve – um bom indicador que já está cozido por dentro.

Montagem:

– Coloque o arroz quentinho no bowl (tigela)
– Salteie pitadas de gergelim em cima do arroz e coloque as sobrecoxas por cima
– Posicione o ovo cozido de gema mole do lado dos frangos e em cima do arroz
– Coloque o gengibre (beni shoga) e jogue pelo menos duas conchas do molho ponzu por cima dos pedaços do frango
– Finalize com a maionese ao lado e a cebolinha em cima (bem fininhas e com cortes redondos, pode-se usar o talo também).

daniela filomeno karaage don receita
Daniela Filomeno e o chef Toshi Akuta preparam um típico karaage don, prato quente que leva sobrecoxas desossadas num bowl de arroz/Foto: CNN Viagem & Gastronomia

Mais Recentes da CNN