por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Receita do steak tartare do chef Raphael Despirite

No episódio Restaurantes Secretos de São Paulo do programa CNN Viagem&Gastronomia, Dani Filomeno encontra Raphael Despirite e aprende a fazer um steak tartare de dar água na boca

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Raphael Despirite é um cozinheiro criativo e bem humorado que encara a gastronomia como a melhor e mais simples forma de diversão. Iniciou sua carreira gastronômica aos 14 anos de idade como ajudante de cozinha nos bastidores do restaurante de sua família, o Marcel, um dos mais tradicionais restaurantes franceses de São Paulo, que infelizmente fechou as portas durante a pandemia da Covid-19.

Foi então estudar na França e se formou na École Ritz Escoffier, escola de gastronomia do renomado hotel Ritz de Paris. Trabalhou em restaurantes estrelados na Europa, e conquistou prêmios importantes da gastronomia brasileira.

Em 2012, o Fechado Para Jantar surgiu de uma ideia simples, oferecer uma experiência de jantar mais divertida tanto para quem faz quanto para quem vai. Começou transformando um apartamento em reforma no centro de São Paulo em um restaurante pop up e seguiu ocupando e transformando os lugares mais inusitados, do morro do Vidigal a um convento abandonado no coração de São Paulo.

Os ingredientes para o Steak Tartare perfeito:

600g de filet mignon ou patinho picado na ponta da faca
1 cebola picada
60g de picles de pepino picado
50g de alcaparras picadas
Salsa picada
Azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda de Dijon clássica
1 colher de sopa de mostarda de Dijon ancienne
Molho inglês
Molho de pimenta
Flor de sal
Pimenta do reino

Modo de preparo: 

Pique a carne na ponta da faca, assim como a cebola, o picles e as alcaparras. Misture todos os ingredientes. Ajuste a quantidade dos temperos ao seu gosto. Sirva com torradinhas ou batatas fritas. 

Steak Tartare do chef Raphael Despirite / Foto: Daniela Filomeno

Mais Recentes da CNN