por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Os restaurantes prediletos do “Gaspa Indica” em São Paulo

    Frutos do mar, massas e até bar de culinária japonesa com influências chinesas: confira as dicas de ouro do insider que sabe tudo sobre onde comer bem na capital paulista

    Gabriel Gasparini, o @gaspaindica, tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e começou perfil de sugestões na rede em 2014
    Gabriel Gasparini, o @gaspaindica, tem mais de 200 mil seguidores no Instagram e começou perfil de sugestões na rede em 2014 Reprodução/Instagram

    CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

    São Paulo

    Ouvir notícia

    Gabriel Gasparini é mais conhecido pelo seu nome de usuário no Instagram, @gaspaindica. Mas nem todos os seus mais de 200 mil seguidores na rede social, ávidos por novidades gastronômicas, sabem de onde surgiu o codinome que ele adotou, desde 2014, quando ainda trabalhava em uma multinacional.

    Formado em Administração de Empresas, Gaspa sempre foi o entusiasta da gastronomia e costumava ser a pessoa que indicava restaurantes para a família, os amigos e colegas de trabalho. Nessa época, reunia todas as novidades das revistas, jornais s e sites especializados e acabou criando um banco de dados de lugares que pretendia conhecer.

    E foi assim, após deletar suas fotos pessoais no Instagram e apostar em um perfil recheado de dicas de onde comer pratos bem executados em São Paulo e em outras cidades, que surgiu pra valer o Gaspa Indica.

    Gaspa é a prova de que um hobby pode virar profissão e ele deslanchou ainda mais em 2019, quando ganhou o reality show “O Aprendiz”, na TV Bandeirantes, e passou a empreender na área.

    No início da pandemia, criou o projeto Menu do Amanhã, que funciona como um sistema de venda de vouchers para ajudar restaurantes a manterem um caixa com o baixo movimento. Além disso, ainda se tornou sócio do bar Sarjeta, no bairro do Brooklin.

    Como um bom amante da gastronomia, Gaspa marca ponto nos principais restaurantes da capital paulista e, a pedido do CNN Viagem & Gastronomia, compartilha seus endereços prediletos na cidade:

    Cais

    Para mim, o Cais é o restaurante que melhor trata peixes e frutos do mar em São Paulo. Fica numa simpática casinha no tradicional bairro boêmio da Vila Madalena, e faz preparos contemporâneos e inusitados, com aproveitamento total dos pescados.

    O cardápio muda com frequência, conforme disponibilidade do mar. Minha sugestão é provar algum embutido de peixe e não deixar de perguntar sobre os especiais do dia.

    Rua Fidalga, 314 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3819-6282. Reservas via site / Horário de funcionamento: almoço – quarta a sexta, das 12h às 15h, e sábado e domingo, das 12h às 16h / jantar: quarta a sábado, das 19h às 23h. 

    Tan Tan Noodle Bar

    Wantan de camarão cozido do Tan Tan, eleito um dos melhores bares do mundo / Tati Frison

    Acredito que seja o restaurante que melhor combine coquetelaria à uma comida de primeira. Minha sugestão no Tan Tan, que foi o único brasileiro entre os 100 melhores bares do mundo em 2021, é ir em quatro pessoas para que todos consigam provar o cardápio inteiro.

    O menu é recheado de receitas da cozinha “chuka”, vertente da culinária japonesa com influências chinesas. Digo que poucos cozinheiros são tão talentosos e criteriosos com o que servem quanto o Thiago Bañares, chef do pedaço.

    Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2373-3587. Reservas via site / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h às 23h30,  e sábado das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras.

    Borgo Mooca

    Criatividade define esse oásis da boa comida que é o Borgo Mooca, situado no típico bairro de imigrantes italianos na cidade. Assim, de influência majoritariamente italiana, o chef Matheus Zanchini viaja assertivamente na criação de todos os menus que trocam semanalmente.

    Há sempre um crudo especial e talvez um bolovo diferente para você provar, minhas sugestões imperdíveis da casa.

    Rua Comendador Roberto Ugolini, 129 – Mooca, São Paulo – SP. Telefone: (11) 97574-3213. Reservas via WhatsApp. Delivery via site.

    Restaurante Cepa

    Já ouviu falar em cozinha de produto, nicho da gastronomia que valoriza o ingrediente ao máximo, mais do que o preparo em si? Pois então, é quando a matéria-prima é tão boa que não precisa receber muita interferência para chegar em um resultado espetacular.

    E adivinhe? O Restaurante Cepa, no Tatuapé, faz isso de maneira sensacional em seu menu autoral que muda conforme a sazonalidade, com embutidos feitos na casa, crudos e pratos elaborados com técnicas precisas.

    Rua Antônio Camardo 895 – Tatuapé, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2096-0687. Reservas e delivery via WhatsApp./ Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 15h, sábado e domingo, das 12h às 16h. 

    Santiago Padaria Artesanal

    Misto quente da Santiago Padaria Artesanal / Leo Feltran

    Simplesmente minha padaria favorita de todas que já fui. Seja para tomar um belo café da manhã na calçada ou para comprar pães e levar para casa. A Santiago faz bonito.

    O pão de alecrim e sal grosso é obrigatório e viciante, combinando com tudo, assim como a torta de praliné de amêndoas com ganache de chocolate, caramelo e flor de sal.

    Rua Tavares Bastos, 750 – Perdizes, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3864-7416. Delivery via iFood. / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 8h às 19h, e domingo, das 8h às 14h. 

    DICA EXTRA NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

    Taioba Gastronomia (Praia de Camburi, São Sebastião, SP)

    O Taioba, a Praia de Camburi, em São Sebastião, é meu restaurante favorito de todo litoral paulista. Além de muito simpático e de realizar lindos projetos com jovens da região, o chef Eudes Assis cozinha demais.

    Do restaurante, minha sugestão é pedir os mexilhões, a flor de abobrinha (quando tem) e a caldeirada de frutos do mar. São imperdíveis!

    Rua Tijucas, 55 – Praia de Camburi, São Sebastião – SP/ Tel.: (12) 98807-6971 / Horário de funcionamento: quinta a domingo, das 12h30 às 22h.


    Mais Recentes da CNN