por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Alessandro Buffolino, do Hotel Principe di Savoia, em Milão

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Alessandro Buffolino, chef do restaurante Acanto, em Milão
Alessandro Buffolino, chef do restaurante Acanto, em Milão Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Milão, Itália

Ouvir notícia

Apesar de jovem, Alessandro Buffolino possui uma vasta experiência em restaurantes estrelados da Europa. Natural de Benevento, comuna com cerca de 60 mil habitantes na região de Campagna, na Itália, o atual chef do hotel Principe di Savoia, em Milão, começou a carreira em Roma, a “cidade eterna”.

Logo depois, partiu para a França para trabalhar com os renomados Pierre Orsi e Michel Guérard no Les Prés d’Eugénie, restaurante com três estrelas Michelin. Foi no país vizinho que o profissional se debruçou nas técnicas experimentais que utiliza até hoje.

De volta à Itália em 2012, Buffolino colaborou com a reabertura do novo restaurante no Hotel Eden, em Roma, onde conquistou uma estrela Michelin. Mas foi em 2016 que assumiu o comando do restaurante Acanto, em Milão.

Acanto ristorante milao
Salão do Acanto, no Hotel Principe di Savoia, restaurante de cozinha contemporânea comandada por Alessandro/Foto: Niall Clutton

Parte do hotel cinco estrelas Principe di Savoia, no coração da “capital da moda italiana”, o restaurante de cozinha contemporânea apresenta um menu com pratos clássicos do país com toques da interpretação pessoal do chef. Buffolini dá preferência para ingredientes locais e sazonais, fazendo um balanço entre tradição e modernidade.

Fora da cozinha do sofisticado restaurante, que possui vista para um jardim tipicamente italiano com uma fonte do século 18, o chef experimenta outros sabores por Milão e compartilha com a CNN Viagem & Gastronomia seus endereços prediletos na cidade:

I Compari – Sicily for life

É uma padaria siciliana que gosto muito de ir no verão, pois assim posso desfrutar um pouco da Sicília em Milão.

Entre as especialidades estão a granita e o brioche, o arancini (bolinho de arroz frito recheado com ragu de carne e ervilha) e o pão feito com farinhas sicilianas antigas – é obrigatório experimentar!

Endereço: Corso indipendenza, Via Ciro Menotti, 5, 20129 Milão, Itália

1930 Cocktail Bar

Esse é o destino que todo mundo uma vez na vida precisa conhecer. O 1930 é “desconhecido”: um bar speakeasy, com endereço secreto, sofás de couro e tijolos à vista. Aqui, dá para saborear os melhores coquetéis, feitos com muita expertise e estudo de ingredientes e técnicas.

Além disso, o local é ainda mais especial por ser um dos melhores bares do mundo: em 2021, apareceu em 20º lugar no ranking dos 50 melhores do mundo do The World’s 50 Best Bars, que o descreve como “uma verdadeira representação dos bares americanos secretos da década de 1920”.

Endereço secreto

La Griglia di Varrone

Essa é a minha indicação para se comer uma boa carne em Milão. Quando quero comer carne, definitivamente vou ao La Griglia di Varrone. Há muita variedade e a seleção é preparada de forma sublime.

A cozinha é feita de grelhados e as matérias-primas vêm de variadas raças bovinas, algumas entre as melhores do mundo, como Black Angus dos Estados Unidos e Wagyu da Austrália e do Japão. Além de Milão, o Varrone tem unidades nas comunas de Lucca e Pietrasanta.

Endereço: Via Alessio di Tocqueville, 7, 20154 Milão, Itália

Pasticceria Gelsomina

É a pâtisserie onde gosto de ir aos domingos à tarde, depois de um almoço com minha família. A Pasticceria Gelsomina é perfeita para finalizar a refeição com um toque de doçura.

Costumo pedir o Maritozzo (pão doce macio e redondo típico de Roma) com nata junto de um chá quente, mas posso passar horas e horas degustando todas as suas criações. O cardápio conta ainda com brioches, cannoli, bolos de frutas e ainda opções de brunch e pratos salgados, como polpetone e massas.

Endereço: Via Carlo Tenca, 5, 20124 Milão, Itália

Mag La Pusterla

O Mag La Pusterla é meu lugar preferido para passar o tempo com amigos assistindo à uma partida de futebol – e 2021 tem sido um lugar de muita sorte para a seleção italiana durante os jogos europeus. Um dos espaços do local é dedicado aos esportes, com televisão e decoração temática.

Há um grande balcão de mármore onde se pode bisbilhotar o trabalho do barman. Aqui, posso desfrutar de uma boa comida acompanhada de maravilhosos coquetéis em um ambiente incrível e aconchegante. Há drinques autorais assim como pratos clássicos, como lasanha e ossobuco e polenta, até sanduíches. 

Endereço: Via Edmondo de Amicis, 22, 20123 Milano, Itália


Mais Recentes da CNN