por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer em Barreirinhas e Atins, nos Lençóis Maranhenses

Cidade e vilarejo traduzem bem os sabores do Maranhão com restaurantes que servem frutos do mar frescos e suculentos

Ouvir notícia
Daniela Filomeno na cervejaria Urra, no centrinho da vila de Atins (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

Conhecer as grandes dunas e as lagoas de águas cristalinas que formam as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses é obrigatoriedade para os turistas que visitam estas terras. Mas elas reservam muito mais do que isso: em Barreirinhas e no vilarejo de Atins, a gastronomia abre portas para os sabores do Maranhão, onde pratos locais deixam qualquer um maravilhado.

A cidade conta com um aparelho turístico estruturado e contempla restaurantes que recebem muito bem os turistas. São pratos muitas vezes simples, mas muito saborosos, um verdadeiro convite a uma jornada cultural através da comida.

Peixes suculentos, frutos do mar grelhados, risotos preparados com primor, cervejas artesanais e até galinhada típica da região são algumas das delícias gastronômicas que podem ser encontradas pela cidade e pela vila próxima ao mar. Vários dos pratos tem condimentos e temperos locais que os deixam ainda mais especiais, revelando a primazia da culinária destas terras.

Confira abaixo indicações de onde comer em Barreirinhas e em Atins, nos Lençóis Maranhenses:

Leia mais
Saiba tudo sobre os Lençóis Maranhenses
CNN Viagem&Gastronomia: assista a todos os programas comandados por Daniela Filomeno
Onde ficar em Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses

4 passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses por Daniela Filomeno
Que tal aprender a preparar um sarnambi ensopado, prato típico maranhense?

Barreirinhas

Bambaê

galinhada bambae barreirinhas maranhao
Galinhada do Bambaê, com frango suculento mergulhado no molho (Foto: divulgação/Restaurante Bambaê)

De frente para o rio Preguiças e longe da agitação da orla do centrinho, o Bambaê é um dos melhores lugares em Barreirinhas para comer sem pressa. Arejado e charmoso, o restaurante tem os frutos do mar como estrelas do cardápio, no qual se destacam o robalo pescado em Caburé (com molho de azeitonas, arroz de açafrão e purê de batata), pescado ou robalo da Dona Alzira (cozido ao leite de coco e temperos, servido com arroz branco, pirão, batatas e ovos) e o camarão à Bambaê (grelhados ao molho de frutas vermelhas, arroz à grega e purê com açafrão).

Mas o restaurante também fez seu nome por conta de outro prato: a galinhada, considerada a melhor da região, da chef Lady Diana. O prato acompanha pirão, arroz, spaghetti, saladinha e farofinha. Indo na contramão do costume que nos conta que a galinhada se serve com todos os ingredientes misturados, ali no Maranhão tudo vem separado. O restaurante, que fica na pousada Encantes de Charme, conta com um serviço de transfer para os clientes que estejam sem carro.
Avenida Paulista, s/nº. Tel: (98) 98908-1502

A Canoa

É um dos melhores e mais concorridos restaurantes do polo gastronômico da Avenida Beira Rio, que concentra o agito noturno de Barreirinhas. O cardápio é variado e contempla todos os gostos, com opções que vão de petiscos, como bolinhos de macaxeira e pasteizinhos, a pratos mais refinados de frutos do mar, passando por carnes, massas e pizzas. O restaurante reivindica para si o título de precursor do camarão no abacaxi, prato presente em cardápios de outras casas pela região. O ambiente é agradável, sobretudo na varanda do segundo andar, com vista para o calçadão e para o rio.
Avenida Beira Rio, 300. Tel: (98) 3349-1724

Mangue

camarao crocante mangue restaurante
Camarão crocante com arroz branco e especiarias do Mangue (Foto: reprodução/Instagram)

Com ambiente simples, despojado e acolhedor, o Mangue também fica fora do centrinho de Barreirinhas, contando com serviço de transporte para os clientes. O cardápio é forte em frutos do mar: o chiclete de camarão com bastante queijo derretido e as patinhas de caranguejo estão entre os mais elogiados. A carta de bebidas, alcoólicas ou não, feitas com frutas da região, também é imperdível. O suco de coco, servido numa cumbuca feita com uma casca da própria fruta, é um dos carros-chefe. Vale destacar que o restaurante tem uma unidade também especializada em frutos do mar na vila de Atins.
Rua Conrado Ataide. WhatsApp: (98) 98417-9520

Bar e Restaurante Flutuante de São Domingos

Instalado numa palafita sobre o rio Preguiças no povoado de São Domingos, também fora da área central de Barreirinhas, o Bar Flutuante é um programa que combina comida de praia, como petiscos, peixe frito e refeições revigorantes, com uma boa área para banho no rio. É possível ocupar uma das mesas localizadas na prainha fluvial e passar horas ali, entre os petiscos e goles de cerveja gelada ou caipirinha.
Estrada de São Domingos, Povoado de São Domingos. 

Restaurante da Regiane

O Restaurante da Regiane é um lugar super simples, mas dá para notar o amor em todos os detalhes, o que traduz um pouco o espírito de toda Barreirinhas. O local fica na rota do Circuito da Lagoa Bonita, um dos passeios mais incríveis pelas dunas da cidade. O restaurante, que é tocado pela cozinheira Regiane Santos Souza, tem sempre uma cervejinha gelada e comida caseira, um combo ideal para o calor maranhense. Um dos pontos altos é o peixe serra, servido frito e em postas.
Circuito da Lagoa Bonita, s/n.

Leia mais
Lençóis Maranhenses: desbravando a tímida e fascinante Santo Amaro do Maranhão
Conheça os Lençóis Maranhenses, maior campo de dunas da América do Sul
Onde os chefs comem? Com Lourdes Medeiros, em São Luís do Maranhão

Atins

Restaurante do Sr. Antônio

Camarão Grelhado do Sr. Antonio em AtinsBem rústico e simples, mas com sabores caprichados, a especialidade do Restaurante do Sr. Antônio é um suculento camarão grelhado. Ele é feito no carvão com urucum e manteiga e sua cor é diferente por conta de um tempero secreto usado pelo próprio dono, o Sr. Antônio. O prato acompanha ainda arroz branco, feijão, farofa e vinagrete. O restaurante é localizado no Canto de Atins, pé na areia e próximo das dunas e lagoas da região. Dica: logo ao lado fica o restaurante da Luzia, onde pode-se comer uma gostosa cocada feita com muito amor, em que o clima de família invade o local.
Canto do Atins, s/n. 

Restaurante da Sessé

risoto de camarao da sesse em atins
Risoto de camarão na casca do abacaxi do Restaurante da Sessé (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

O restaurante comandado pela cozinheira Serliene Santos Porto ficou famoso no vilarejo por servir um delicioso risoto de camarão dentro do abacaxi. A receita nasceu a pedido de um cliente que não queria nada do cardápio e se mostrou muito surpreso com a iguaria criada pela chef. A partir daí, a receita virou carro-chefe e uma valiosa dica dos locais para os visitantes. O prato é bem cremoso – quase como um abraço.
Tel: (98) 99101-0150

Urra Beer

Localizada no centrinho do vilarejo, a cervejaria artesanal Urra possui uma IPA de dar água na boca. O dono e empresário Victor Blekaitis já produzia algumas cervejas artesanais em São Paulo, mas deu continuidade à paixão em Atins, onde mora há cerca de quatro anos. Além das cervejas artesanais e refrescantes, pizzas, tábua de carne, burgers e batata frita fazem parte do cardápio.
Rua Principal, s/n.


Mais Recentes da CNN