por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

10 restaurantes com áreas abertas no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo! Por isso, nada mais justo do que uma bela refeição em ambientes abertos, apreciando uma das mais encantadoras cidades do mundo

Ouvir notícia
Restaurantes investem em varandas e áreas abertas no Rio de Janeiro (Foto: Posì Mozza & Mare / Divulgação)

A Cidade Maravilhosa é recheada de belas paisagens e pontos turísticos que marcam a memória de qualquer um. Sentar em uma varanda ou até em alguma mesa na calçada do Rio do Janeiro pode transformar uma simples refeição em algo inesquecível. E em tempos de pandemia, sem dúvida, áreas externas ganham ainda mais relevância na hora de escolher onde comer.

De Ipanema à Marina da Glória e da comida japonesa a italiana, as opções de casas com charmosas mesas ao ar livre são inúmeras. Confira 10 opções escolhidas a dedo e aproveite!

Leia também:
5 lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro
Restaurateur Leonardo Rezende, do Pici Trattoria, dá dicas de onde comer no Rio
Conheça a história do donuts e onde pedir o seu no Rio de Janeiro

Maguje

Maguje oferece varandas e rooftop totalmente aberto (Foto: divulgação)

Drinques, cervejas artesanais, gastronomia, arte e música, tudo reunido em um espaço descontraído e com vista para o Hipódromo da Gávea. Assim é o Maguje que tem como grande atração suas aconchegantes varandas. Uma chamada Varanda Jockey com vista para a pista de corridas; além desta há a varanda Jardim Botânico, mais intimista e voltada para a rua JB. 

Com o cardápio totalmente reformulado, um dos destaques é o atum em crosta picante e arroz oriental, o fettucine com camarões e cebola confit ou a já tradicional feijoada para uma ou duas pessoas, que é oferecida nos almoços de fim de semana, entre 12h e 17h. Vale pedir um dos drinks autorais da casa ou alguma das cervejas artesanais para acompanhar a refeição!

O Maguje conta ainda com o rooftop Vista Bar – totalmente aberto e integrado à natureza tem programação de sexta a domingo. Às sextas e sábados, tem dj‘s residentes e, aos domingos, roda de samba, suspensa por enquanto por conta da pandemia mas com previsão de reabertura antes do final do ano. Além disso, aos sábados, das 13h às 17h tem programação infantil (o valor é R$ 30,00 por criança).  

Rua Jardim Botânico, 1003 – Jardim Botânico/ WhatsApp ou tel: (21) 99895-2032

Posì Mozza & Mare

Mesas externas do Posì Mozza & Mare (Foto: divulgação)

Posí Mozza & Mare teve inspiração na Costa Amalfitana, refletindo a atmosfera e o frescor do verão italiano em todos os detalhes – do ambiente aos pratos, passando pela trilha sonora e detalhes da decoração.

Instalado num casarão na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Redentor, em Ipanema, o restaurante oferece clima descontraído e aconchegante, com uma charmosa área externa e receitas que combinam perfeitamente com o estilo de vida do Rio. Um dos pontos altos do menu é o Mozza Bar, que a pessoa escolhe uma opção entre uma variada seleção de mozza, e uma cobertura que varia desde confit de frutas cítricas, flor de manjericão e supreme de laranja, e linguiça toscana moída com picles de funcho, até crudo de atum, gomos cítricos e azeite extravirgem. Perfeito para acompanhar os drinks autorais do chef de bar Marcelo Emídio.

O cardápio também tem como foco os peixes e frutos do mar, que podem aparecer em receitas para compartilhar – como o peixe inteiro do dia aberto e assado com azeite e limão com dois acompanhamentos à escolha -, ou em criativas pedidas individuais como o ‘Carbonara di polpo’ – spaghetti nero, polvo grelhado, pancetta, queijo grana padano e gema de ovo. 

Rua Aníbal de Mendonça, 158 – Ipanema/ WhatsApp ou tel: (21) 3215-8668

Aprazível

Um dos mais tradicionais restaurantes do Rio, Aprazível (Foto: Rodrigo Sampaio)

Uma das mais tradicionais casas do Rio de Janeiro, o Aprazível, conquista fãs há mais de 20 anos com sua saborosa gastronomia e ambiente maravilhoso. Localizado numa ruela até a parte mais alta de Santa Teresa, o Aprazível fica em meio a um jardim tropical, com mesas de madeira maciça dispostas em diferentes níveis, todas com vista para o próprio bairro e para a cidade, incluindo a exuberante vista para a Baía de Guanabara.

O restaurante guarda ambientes de tirar o fôlego. Todos nomeados e disputadíssimos entre os frequentadores. Pátios com mesas a céu aberto, cercadas por árvores e cadeiras feitas de troncos; um belo gazebo; varanda; e até uma palafita, cheia de privacidade.

No menu, a brasilidade da cozinha mineira misturada a de outras regiões do país traduzem o cardápio. Entre os destaques: palmito fresco assado (servido na telha de bambu com pesto de azeite, manjericão e castanha de caju); galinhada caipira (arroz de galinha caipira e linguiça artesanal feita na casa, acompanha couve refogada, feijão surpresa, banana da terra assada e geleia de pimenta dedo de moça); e o marreco Aprazível (peito grelhado ao molho de ameixa, passas e vinho tinto, arroz selvagem e purê de maçã).

Rua Aprazível, 62 – Santa Teresa/ Telefone: (21) 96741-3850 (21) 98491-4353

Gero

Restaurante Gero do Grupo Fasano (Foto: Tomas Rangel)

Um novo restaurante Gero abriu as portas no final do ano passado no icônico Hotel Fasano Rio de Janeiro, em Ipanema. O destaque é a área ao ar livre – uma linda varanda que foi construída na parte da frente do salão, ampliando a capacidade de lugares, sobretudo para quem prefere ter a experiência gastronômica a céu aberto. O cardápio do Gero é eclético, com cozinha comandada pelo chef italiano Luigi Moressa, é possível encontrar clássicos como o carpaccio alla Gero (carpaccio de filet mignon, rúcula, parmesão e vinagre balsâmico), o ravioloni di mozzarella al pomodoro fresco (ravioloni com recheio de muçarela, molho de tomate fresco e manjericão), o ossobuco alla meneghina (ossobuco de vitela assado com risoto ao açafrão), entre outros.

Av. Vieira Souto, 80 – Rio de Janeiro/ Telefone: (21) 3202-4000

Coltivi

A pizzaria Coltivi oferece agradável ambiente externo (Foto: Joca Vidal)

A pizzaria contemporânea Coltivi foi fundada pelo italiano Piero Zolin, do Uxuá Casa Hotel & Spa (Trancoso/BA). Sob comando do chef Meguru Baba, que passou por grandes restaurantes do Brasil e Europa, ela fica em um casarão em Botafogo, com clima cool e bucólico e sua especialidade são as pizzas de longa fermentação, em receitas modernas, além de drinques criativos e vinhos naturais. Vale ressaltar que lá tem um teto retrátil que é usado conforme as condições do tempo.

O seu pet também é muito bem-vindo. Na sua reserva, informe que o levará e ele também terá um atendimento especial!

Rua Conde de Irajá, 53, Botafogo/ Telefone: (21) 96532-5353

Ginger Sushi 

Ginger Sushi abre na Barra da Tijuca (Foto: Felipe Azevedo)

Com um ambiente moderno, descontraído e arejado, a casa de comida japonesa Ginger Sushi fica no Vogue Square, na Barra da Tijuca. O projeto oferece um ar contemporâneo dividido em um ambiente com plantas por toda a parte que dão um charme a mais ao local. O cardápio foi criado com toques muito contemporâneos e ao mesmo tempo tradicionais, mesclando cortes, molhos, técnicas e principalmente insumos de muita qualidade.

De entrada, as apostas são as sugaki ginger – ostras ao molho ponzu e finalizadas com ovas massago; tuna takaki – tartar de atum temperado com spicy mayo, cebolinha, cebola roxa, avocado, crisp de alho poró e massago e a refrescante seaweed salad – saladinha de alga wakame temperada com molho especial de gergelim. Outra dica dos chefs são as duplas de sushis especiais como hotategai – sushi de vieiras com flor de sal, limão siciliano e ikura; tuna foie gras – sushi de atum selado com lâmina de foie gras, flor de sal e teriyaki; tako tartufo – dupla de sushi de polvo com creme de trufa negra e massago e sushi omakase – um sushi especial de cada opção sendo boas pedidas.

Vogue Square – Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca / Telefone: (21) 2442-5235

Páreo

Páreo, novo local no Jockey Club do Rio de Janeiro (Foto: divulgação)

Que tal almoçar apreciando a Pedra da Gávea, considerada uma das vistas mais cobiçadas do Rio de Janeiro? Ou então desfrutar de um lindo pôr do sol de frente para o Maciço da Tijuca enquanto toma um refrescante drink? Ou até mesmo ter um jantar olhando as pistas de corridas sob um céu estrelado? Assim é o Páreo, restaurante localizado na sede do Jockey Club. O menu apresenta nobres cortes de carnes, pizzas, culinária brasileira e até comida japonesa – para realmente agradar todos os gostos!

Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa/ WhatsApp ou tel: (21) 99843-8813

Assador Rio’s

Assador Rio’s oferece área externa com vista para famosos pontos da cidade (Foto: Joca Vidal)

Com vista privilegiada para o Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar e Cristo Redentor, o Assador Rio’s é um destino super procurado por cariocas e turistas. Atualmente, além de seu consagrado rodízio, a casa conta com ações como a happy hour ‘Sunset Assador’ às sextas e sábados. Os clientes aproveitam a agradável área externa para observar o pôr do sol na Baía da Guanabara tomando um vinho, um drinque ou cerveja com conforto e segurança.

Av. Infante Dom Henrique, S/N – Aterro do Flamengo/ Telefone: (21) 99435-0035

Leia mais:
Nômades digitais: Rio de Janeiro quer atrair turistas para trabalharem e viverem temporariamente na cidade
Descubra hotéis pet friendly no Rio de Janeiro

Via Sete

Via Sete (Foto: reprodução Facebook)

O Via Sete carrega uma vibe mais natural e leve. O restaurante oferece uma variedade de opções grelhadas e vegetarianas, além de clássicos bem feitos e com uma grande preocupação com os insumos usados. Localizado em Ipanema, o Via Sete sabe aproveitar bem a paisagem de uma das regiões mais bonitas do Rio de Janeiro, com uma varanda ao ar livre alegre e descontraída, além de aceitar pets.

Rua Garcia d’Avila, 125 – Ipanema/ WhatsApp ou tel: (21) 3900-7248

Marine Restô

Fairmont Copacabana Marine Restô (Foto: Rômulo Fialdini)

Instalado no sexto andar do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, o Marine Restô é um convite para relaxar, apreciar uma vista de tirar o fôlego e aproveitar as delícias do chef Carlos Cordeiro. Com dois fornos a carvão vegetal Josper como protagonistas da cozinha aberta para o salão, todos os elementos do cardápio circulam ao redor da brasa, a técnica mais antiga de cocção, cuidando com o mesmo amor de pescados, carnes e legumes grelhados. Vale experimentar o capeletti de berinjela assada com cogumelos e nozes; o spaguetti pomodoro afumicatto com burrata e ervas frescas; o peixe do dia com musseline de batata baroa; o polvo no Josper com batata calabresa confitada; e o chorizo angus com manteiga de brasa e purê de cenoura assada no forno a carvão. Aquele local para ir sem pressa!

Av. Atlântica 4240, Copacabana / Telefone: (21) 2525-1232

Mais Recentes da CNN