por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde comer em Bonito: os melhores restaurantes e pratos da região

Peixes de água doce e especialidades regionais misturadas com influências pantaneiras são as estrelas dos cardápios da capital brasileira do ecoturismo

Daniela Filomeno no Juanita, restaurante tradicional nos arredores do centrinho de Bonito
Daniela Filomeno no Juanita, restaurante tradicional nos arredores do centrinho de Bonito CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Bonito, MS

Ouvir notícia

Além de belezas naturais estonteantes, outro cenário impressiona em Bonito: a gastronomia. Por ali, as influências pantaneiras misturadas com tradições locais são de dar água na boca. As estrelas dos cardápios são os peixes de água doce, como o piraputanga, abundante nos rios que cortam a cidade, e ainda pacus e traíras.

Especialidades regionais também chamam atenção dos olhos e do paladar, como a moqueca pantaneira – servida na Casa do João – e o pacu na brasa do Juanita Restaurante.

Confira locais imperdíveis para se comer bem em Bonito:

Casa do João

Moqueca ao estilo pantaneiro servida na Casa do João
Moqueca pantaneira da Casa do João servida junto de pirão da casa, arroz e farofa de banana (Foto: divulgação)

Restaurante pioneiro em Bonito, comer na Casa do João é imperdível. Da cozinha comandada pelo chef Felipe Caran saem pratos típicos da culinária pantaneira, como a traíra sem espinha e a moqueca pantaneira – feita com pintado da região, banana da terra, coentro, dendê e mandioca. É quase uma parada obrigatória! “Ir na Casa do João é uma experiência além do prato de comida”, dizem os locais. Experimente ainda a porção de torresmos e a gin tônica de guavira.

Endereço: Rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 664 – Centro, Bonito – MS. Tel: (67) 3255-1212

Juanita Restaurante

Pacu na Brasa do Juanita Restaurante em Bonito
Pacu na brasa com farofa de banana e acompanhamentos do Juanita, carro-chefe da casa (Foto: Daniela Filomeno)

Comandado pela chef Juanita Battilani, o restaurante é tradicional e mistura elementos paraguaios com brasileiros – a chef é natural de Bela Vista, cidade na fronteira com o Paraguai. O uso de temperos frescos é levado a sério pela equipe: nada é comprado de fora. O pacu na brasa é a especialidade da casa, assim como as tirinhas de jacaré crocante – de abate legal – e o costelão de angus assado no bafo por 10 horas são iguarias deliciosas. Para finalizar, experimente o Chico Balanceado, um creme de banana caramelada e suspiro queimado na hora.

Endereço: Rua Nossa Senhora da Penha, 854 – Centro, Bonito – MS. Tel: (67) 3255-1924

Varandas

Localizado no centro da cidade, o Varandas serve dois pratos ótimos: o peixe no urucum ou piraputanga safadinha, peixes da região bem temperados e feitos com capricho. Dica: sente do lado de fora do restaurante, é super agradável!

Endereço: Rua Coronel Pilad Rebuá, 1883 – Alvorada, Bonito – MS. Tel: (67) 99142-4788

Restaurante Marruá (Hotel Marruá)

A cozinha do restaurante do hotel, que fica próximo ao centro de Bonito, é comandada por Sylvio Trujillo, paulista que foi passar férias na cidade e de lá nunca mais saiu. Trabalhando há 14 anos no espaço, ele explica que seus pratos aliam o clássico com o regional, caso da piraputanga defumada no angico, receita criada na pandemia, que leva peixe recheado com farofa de panko acompanhado por um purê de cenoura. Destaque também para a costela de angus.

Endereço: Rua Joana Sorta, 1173 – Formoso, Bonito – MS. Tel: (67) 3255-6262

Toca do Sucuri

Pintado a moda da casa da Toca do Sucuri
Pintado a moda da casa da Toca do Sucuri, no complexo de ecoturismo do Rio Sucuri (Foto: Daniela Filomeno)

É importante ressaltar que os passeios em Bonito são feitos em propriedades particulares e várias instalações possuem restaurante e estrutura para receber os turistas. É o caso do passeio no Rio Sucuri, em que o almoço é servido em um agradável espaço aberto e a comida é saborosa. Chamado de Toca do Sucuri, o restaurante do complexo de ecoturismo oferece iscas de tilápia e um pintado ao urucum que faz sucesso entre os clientes. O pintado grelhado também é estrela no cardápio, assim como a sobremesa de cocada assada com sorvete de doce de leite.

Endereço: Fazenda São Geraldo, 18, Rodovia Bonito – Zona Rural, Bonito – MS. Tel: (67) 3255-1030

Boca da Onça

Comidas tipicas servidas no restaurante do Boca da Onca
Comidas típicas servidas no restaurante do Boca da Onça (Foto: Daniela Filomeno)

A Boca da Onça é um complexo de ecoturismo em Bodoquena, cerca de 70 km de Bonito, que oferece circuitos aventureiros de diferentes tamanhos e dificuldades com pontos de banho, cachoeiras, mergulhos refrescantes e trilhas com muita beleza natural. Se for passar o dia por ali, a dica é almoçar no restaurante do local, que fica no receptivo da propriedade e serve comidas típicas. A refeição é servida no estilo buffet self-service, em que peixes, carnes e outras delícias da culinária regional são preparadas no fogão a lenha.

Endereço: Rodovia Bodoquena, Km 26, s/n –  Zona Rural, Bodoquena – MS. Tel: (67) 3255-1234

Confira o programa CNN Viagem&Gastronomia em Bonito:


Mais Recentes da CNN