por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Gastronomia em Miami: Daniela Filomeno entrega os restaurantes do momento

Da culinária asiática à italiana, de casas sofisticadas às mais descoladas, a cidade sempre nos surpreende. Confira nosso giro pelos endereços mais tradicionais de Miami e também por novidades gastronômicas imperdíveis

Daniela Filomeno em frente ao Bakan, restaurante mexicano no bairro artístico de Wynwood
Daniela Filomeno em frente ao Bakan, restaurante mexicano no bairro artístico de Wynwood Acervo pessoal

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Miami, Estados Unidos

Ouvir notícia

Praias de águas azuis, temperaturas altas a maior parte do ano, vida noturna agitada e uma cena artística pulsante. Assim é Miami, uma das maiores e mais visitadas cidades da Flórida, que ainda possui um tempero a mais: é um reduto da boa gastronomia.

À beira do Oceano Atlântico, a cidade nos apresenta cozinhas diversas e apuradas, em que sempre nos reserva novidades e surpresas deliciosas. Com as fronteiras dos Estados Unidos abertas para nós brasileiros, pude experimentar uma gama de novos e já badalados restaurantes de Miami, entre cozinhas contemporâneas, asiáticas, italianas, mexicanas e ainda rooftops, casas sofisticadas e outras mais descoladas.

Seja no bairro Wynwood, onde novidades não param de pipocar entre as street art, no Design District ou ainda na famosa South Beach, as casas que visitei abriram recentemente, entre seis meses e um ano, e já tem dado o que falar na cena gastronômica da cidade.

Como um dos destinos norte-americanos que mais gostamos, compartilho minhas experiências entre as novidades da cidade – dicas valiosas de onde comer e beber bem para sua próxima viagem aos Estados Unidos:

Forte by chef Adrianne

Coral Gables, do ladinho de Miami, está cheio de restaurantes bacanas. E um deles é o novo Forte by Chef Adrianne, casa de sotaque italiano que quer trazer os ares de uma vila toscana para este lado dos Estados Unidos. Bem amplo, o local é charmoso, conta com tijolinhos aparentes nas paredes e é comandado pela chef Adrianne Calvo, que possui pelo menos mais dois restaurantes em Miami.

Estão no cardápio do Forte grandes estrelas da região da Emilia Romagna, do norte da Itália, como Cacio e Pepe, um bom bolonhesa e uma lasanha de sete camadas caprichada. Provei também o bom e velho carbonara, que aqui leva guanciale e gema de ovo por cima – uma delícia!

Interessante é que, além da origem italiana na veia, o serviço também é bem feito: os garçons, por exemplo, cortam alecrim e ervas em nossa frente para colocar de maneira fresca no azeite.

Endereço: 45 Miracle Mile, Coral Gables, FL 33134, Estados Unidos. Instagram: @fortebychefadrianne

dōma Restaurant

O dōma fica em Wynwood, um dos bairros mais badalados e descolados de Miami que tem pipocado de novidades. Com inspiração mediterrânea e da culinária do sul da Itália, o restaurante italiano faz um contraponto com o bairro ao redor: ele é mais sofisticado em meio a uma região mais cool.

O menu nos apresenta clássicos da cozinha italiana e escolhas modernas, a exemplo do nhoque caseiro com camarões e burrata, tagliarini com trufa negra, manteiga e queijo parmesão e spaghetti com vôngoles, carpaccio de lula e emulsão de cogumelos porcini.

Endereço: 35 NE 26th St, Miami, FL 33137, Estados Unidos. Instagram: @domamiami

Bakan

O Bakan é um restaurante mexicano bem atraente que também fica em Wynwood. Antes de qualquer coisa, recomendo muito as Margaritas da casa: a clássica traz mezcal ou tequila com licor de laranja e suco de limão. A comida também é uma delícia, a exemplo do ceviche com guacamole, dos tacos de peixe e das quesadillas, enchiladas e saladas.

Interessante é que podemos ver o vai e vem da cozinha, já que ela é aberta, assim como as mais de 500 garrafas de mezcal e tequila espalhadas pelas prateleiras do bar. Com espaços internos e externos, a experiência no Bakan centra-se em certos elementos da cozinha mexicana que datam dos tempos pré-hispânicos.

Endereço: 2801 Northwest 2nd Avenue, Miami, Florida 33127, Estados Unidos. Instagram: @bakanwynwood

R House Wynwood

Fica bem em frente ao Bakan e também tem sua fachada pintada por murais e grafite, comum por Wynwood. O R House é para quem gosta de uma baguncinha, já que é mais movimentado e o brunch é completado por performances animadas de talentosas drag queens – muitas delas saídas da famosa competição ganhadora do Emmy “RuPaul’s Drag Race”.

O show é muito bacana e para lá de divertido, sendo uma dica deliciosa para descontrair com as amigas. As comidinhas, claro, também são apetitosas: há drinks, hambúrgueres, salada, frango frito com molho de coentro picante, entre outros.

Além do brunch, a casa abre também no jantar – entre os pratos maiores há até uma moqueca brasileira, feita com peixe local, camarão da Flórida, vieiras, gengibre, alho, pimentão, tomate, leite de coco e óleo de dendê.

Endereço: 2727 NW 2nd Ave Miami, FL 33127, Estados Unidos. Instagram: @rhousewynwood

Hiyakawa Miami

O Hiyakawa é um restaurante japonês que tem a proposta de ser tradicional mas com toques de modernidade. A decoração é minimalista e composta por painéis de madeira dispostos como grandes anéis ondulados.

Com uso de peixes fresquíssimos, a casa faz um trabalho caprichado com a comida, em que, da cozinha, saem nigiris, sashimis, temakis, omakase (menu-degustação) e outros pratos tradicionais muito bem feitos. Importante frisar que os pratos também seguem a sazonalidade dos ingredientes.

Endereço: 2700 N Miami Ave., Miami, FL 33127, Estados Unidos. Instagram: @hiyakawamiami

Uchi

Miami possui muitos restaurantes asiáticos célebres, e o Uchi é mais um deles. Também localizado em Wynwood, ele é simples e ao mesmo tempo descolado, em que vale a visita.

Comandado pelo chef premiado Tyson Cole, além do menu-degustação, o local serve bons sushis, sashimis, uma seleção de bluefin e vários acompanhamentos.

Vale ressaltar que a casa original fica em Austin, no Texas, num charmoso lar reformado – em japonês, uchi significa “casa”.

Endereço: 252 NW 25th St., Miami, FL 33127, Estados Unidos. Instagram: @uchi_miami

Carbone

O Carbone já é um nome bem conhecido da cena gastronômica de Nova York: a filial é a queridinha das celebridades e possui uma estrela Michelin. Desembarcando em Miami, a casa traz a mesma essência italiana à mesa.

O couvert vem com uma deliciosa foccacia de tomate e, entre as pedidas principais, o rigatoni à la vodca é de capotar. O bife à milanesa é igualmente incrível e opções como o tortellini al ragu, ravioli de lagosta e linguine ao vôngole são algumas massas que encontramos tanto em Miami quanto em Nova York.

O restaurante na famosa Collins Avenue possui ambientes internos e externos e uma decoração caprichada, com luzes mais amenas, espelhos, abajures e lustres. Bombada, a casa possui mesas concorridas, por isso a dica é fazer reservas com bastante antecedência.

Endereço: 49 Collins Ave, Miami Beach, FL 33139, Estados Unidos. Sem Instagram.

Cote

Assim como o Carbone, o Cote é mais uma casa importada de Nova York e que possui uma estrela Michelin em Manhattan. O restaurante é muito requisitado e nos serve um delicioso churrasco coreano, casando as criações com as características do churrasco americano clássico.

O restaurante serve carne maturada a seco de 45 dias – normalmente encontrada em churrascarias sofisticadas – em um formato de churrasco que é preparado à mesa em grelhas sem fumaça. O menu traz uma variedade de cortes nobres e wagyu americano, em que os pratos são servidos com legumes em conserva.

Uma das pedidas mais famosas, além do menu-degustação, é o “Butcher’s Feast”, que traz uma seleção de cortes escolhidos pelo chef junto de vegetais e kimchi, suflê de ovo, ensopados e arroz.

Endereço: 3900 NE 2nd Ave, Miami, FL 33137, Estados Unidos. Instagram: @cotemiami

Mila

Novo e superagitado, o Mila fica no coração de South Beach, região com vida noturna animada e restaurantes famosos. A casa é uma mistura de rooftop com bar, é recheada de plantas e mesões redondos em madeira. A cozinha é inspirada nas costas do Mediterrâneo e do Japão, combinação chamada pela equipe de “MediterrAsian”.

Os pratos são servidos como na maneira informal dos izakayas, que podem ser divididos com amigos e familiares. Caranguejo-real e carpaccio de wagyu estão entre as assinaturas, assim como um robalo inteiro, salmão e seleção de sushis, sashimis e nigiris também fazem parte do menu.

Endereço: 1636 Meridian Ave, Rooftop, Miami Beach, FL, Estados Unidos. Instagram: @milarestaurants


Mais Recentes da CNN