por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filme que retrata a produção do cacau brasileiro é premiado em festivais pelo mundo

    "Dois Riachões: cacau e liberdade" é um minidocumentário sobre a vida de uma comunidade produtora de cacau no sul da Bahia que, pela primeira vez, pode provar seu próprio chocolate

    Da CNN Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia

    O minidocumentário “Dois Riachões, Cacau e Liberdade”, lançado em 2020 e que mostra a realidade da produção de cacau no sul da Bahia, foi destaque em importantes festivais de cinema pelo mundo neste ano, entre eles o Festival Cine Independiente de Claypole, na Argentina.

    No evento, o filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário em Curta Metragem. A produção e direção é da dupla Patrícia Moll e Fellipe Abreu, do projeto Ato de Comer, que tem como foco dar visibilidade ao pequeno produtor e à agricultura familiar.

    Além desse prêmio, a história recebeu o “Premio Consorzio del Formaggio Parmegiano Reggiano”, no Festival Mente Locale, na Itália, e ainda uma  Menção Honrosa no tradicional Festival de Cinema de Vitória, dentro da Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

    Filmado no assentamento Dois Riachões, no Baixo Sul da Bahia, o curta mostra o dia a dia dos moradores dessa comunidade produtora de cacau, que conseguiu independência financeira e liberdade após anos vendo seus antepassados vivendo em situação análoga à escravidão.

    A mudança veio por meio de ações como a reforma agrária e a capacitações dos trabalhadores em agroecologia. Hoje, o cacau que eles plantam, além de ser vendido para grandes marcas, vai para a fábrica-escola que construíram e que produz o próprio chocolate.

    Moradores de Dois Riachões colhendo cacau / Patricia Moll/Divulgação

     

    Mais Recentes da CNN