por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Michele Petenzi, do Alloro al Miramar, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia
Chef Michele Petenzi (Foto: Berg Silva)

O italiano Michele Petenzi, natural da Lombardia, sempre enxergou a cozinha como um lugar de união. Autodidata em seu processo culinário, a faculdade que cursou na verdade foi outra: o chef é PhD em Química pela Universidade de Pavia, o que lhe garante ótimas ferramentas para desenvolver receitas, pois, afinal, cozinhar também é um processo químico.

Sua paixão pelas panelas e ingredientes frescos o levaram a migrar dos laboratórios para a culinária, iniciando sua carreira na gastronomia como personal chef em casas na Itália e na França. Além dos serviços particulares, Petenzi chegou a estagiar no Mirazur, restaurante em Menton, na França, detentor de três estrelas Michelin.

Foi em 2015 que ele veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na Cidade Maravilhosa. Começou como chef do Il Borgo del Conte, em Botafogo, e atuou como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca e, atualmente, é o novo chef do Alloro al Miramar, restaurante italiano do Miramar Hotel by Windsor, na orla de Copacabana.

Fora da cozinha do hotel à beira da orla de Copacabana, Petenzi experimenta iguarias pela cidade e compartilha seus restaurantes e pratos favoritos:

Leia mais:
10 restaurantes com áreas abertas no Rio de Janeiro

Fred Sabbag indica suas padarias artesanais favoritas em SP e RJ
10 deliveries no Rio de Janeiro para todos os paladares
Refúgios no Rio de Janeiro para escapar do meio urbano

Azumi Restaurante

O Azumi é um dos restaurantes japoneses que mais aprecio. Para uma experiência completa, recomendo sentar no tatame, que é um espaço privativo e bem confortável. Gosto muito do tekka nasu, uma berinjela no missô agridoce. É uma receita bem familiar, muito boa.
Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana. Delivery via iFood, Rappi e WhatsApp: (21) 98169-1879.

Restaurante Lasai

Barriga de porco do Lasai
Barriga de porco na brasa e molho feito do joelho de porco do Lasai (Foto: reprodução/Instagram)

O melhor lugar no Restaurante Lasai é a mesa da cozinha, assim você pode acompanhar o balé da equipe preparando os pratos. Isso torna a experiência mais especial ainda. Gosto muito de lá porque a alta gastronomia é feita com ingredientes a princípio “simples”, mas que são preparados com muita maestria e que se transformam em receitas surpreendentes. Alguns dos destaques são a barriga de porco na brasa, torta de alho poró com queijo brisa e salsinha e peixe marinado e cogumelos em conserva e chuchu.
Rua Conde de Irajá, 191, Botafogo. Delivery do Empório Lasai via Rappi.

Galeto Sat’s

O Galeto Sat’s é um ótimo lugar na cidade para uma comida de boteco tradicional. Galetos, pão de alho, chope gelado… Meu pedido favorito é o coração de frango na brasa com farofa de ovo.
Rua Barata Ribeiro, 7 – Loja D – Copacabana. Delivery pelo iFood, Rappi e Uber Eats ou pelos telefones: (21) 2266-6266 / (21) 2275-6197 / (21) 2543-8841

Vero Gelateria

Sorvetes Vero Rio de Janeiro
Variedade de sorvetes da Vero, com destaque para sabores salgados, doces e frutas amazônicas (Foto: reprodução/Instagram)

O legal da Vero é que tem sorvete de todos os tipos, sabores diferentes, inclusive salgados. Meus preferidos são o de avelã e o de pistache – que é feito com pistache de verdade e de qualidade, não tem corante. Vale provar também os de frutas amazônicas.
Rua Visconde de Pirajá, 229 – Ipanema. Delivery via iFood e WhatsApp: (21) 97136-8328.

Sova

Pizza da Sova
Sova apresenta sabores limitados em seu cardápio; acima, pizza Choripan (Foto: reprodução/Instagram)

O Sova abriu há pouco tempo, mas conheço desde que era apenas uma dark kitchen. Agora eles possuem um ponto em Copacabana e eu adoro as pizzas de lá, são maravilhosas. São feitas no forno a lenha e fica um cheirinho delicioso no ar. Eles também fazem artesanalmente diversos tipos de pão, mas as pizzas são o carro-chefe.
Rua Xavier Da Silveira 34, Copacabana. Delivery via site e Uber Eats.


Mais Recentes da CNN