por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Onde os chefs comem? Com João Izar, em Campos do Jordão e São Paulo

    Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem”, eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

    Chef João Izar, do restaurante Puriman, em Campos do Jordão
    Chef João Izar, do restaurante Puriman, em Campos do Jordão Divulgação

    CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia

    O chef João Izar é um apaixonado por arte, mas foi mesmo na arte da gastronomia que encontrou sua verdadeira vocação.

    Começou bem cedo, aos 16 anos, e logo foi cursar Gastronomia no Senac. Depois, entre a cozinha e os estudos, embarcou em uma pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV. A carreira então foi ganhando forma e o jovem chef passou por importantes restaurantes da capital paulista, como Tuju, Loup, Dinner in the Sky, Corrutela e Evvai.

    Chegou a comandar também o próprio delivery no início da pandemia, mas hoje lidera uma equipe jovem no Puriman, restaurante de vanguarda em Campos do Jordão.

    Situado dentro da pousada Figueira da Serra, a casa de traços modernos valoriza pequenos produtores regionais e tem como base a exploração consciente da natureza na Serra da Mantiqueira.

    Com cardápio à la carte e menu-degustação, a proposta do Puriman é unir a alta gastronomia com a responsabilidade socioambiental, utilizando técnicas do mundo inteiro e juntando-as a combinações inusitadas.

    Longe dos fogões do restaurante, o jovem chef também experimenta outras cozinhas e sabores tanto na serra, em Campos do Jordão, quanto em São Paulo. A seguir, confira os endereços prediletos de João para comer e beber bem em ambas as cidades:

    Campos do Jordão

    Mina Restaurante

    Ambiente interno e externo do Mina, com vistas privilegiadas para os vales e montanhas da região / Divulgação

    O Mina é o restaurante do Six Senses Botanique, hotel sofisticado situado no triângulo das Serras – confluência entre os municípios de Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão. Gosto muito do restaurante por me identificar com o trabalho que o chef Gabriel Broide e sua equipe fazem, que exploram ingredientes da própria horta e têm sempre em vista a sustentabilidade dentro da cozinha.

    São pratos brasileiros modernos e contemporâneos harmonizados com vinhos em meio à vista de 180 graus das montanhas e vales da serra. Digo que a gastronomia aqui é descomplicada e interessante.

    Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos, Campos do Jordão – SP / Tel.: (12) 3662-5800 / Horário de funcionamento: almoço das 12h30 às 16h00; jantar das 19h30 às 22h.

    Confraria do Sabor

    Ao contrário do Mina, o Confraria do Sabor vai por uma outra tipologia: serve pratos extremamente clássicos, elaborados de maneira extremamente fiel às receitas originais. Fica no coração da cidade, em Capivari – o “centrinho” de Campos.

    O menu contempla uma variedade de pratos, que vão desde carnes, peixes e massas, incorporando uma cozinha regional e internacional. Interessante que a casa também tem uma loja de vinhos em seu espaço.

    Avenida Dr. Vítor Godinho, 191 – Capivari, Campos do Jordão – SP / Tel.: (12) 3663-6550 / Horário de funcionamento: segunda-feira das 12h às 16h; quinta das 12h às 16h e das 19h às 22h; sexta a domingo das 12h às 22h. Reservas via telefone (também WhatsApp).

    São Paulo

    Tan Tan Noodle Bar

    Wan Tan de camarão cozido com molho de shoyu, alho frito, pimenta seca e gergelim / Tati Frison/Divulgação

    Quando me perguntam o que mais gosto de comer, sempre acabo dizendo que são pratos para petiscar e comer com as mãos. E o Tan Tan é um ótimo restaurante para quem gosta deste tipo de gastronomia.

    O bar tem uma carta de drinques muito bem elaborada e os pratos para compartilhar são muito gostosos, além de terem um ótimo custo-benefício. Entre as pedidas, há ramen; shoronpo de cebola, cogumelos e curry; katsu, gyozas, entre outras delícias.

    Vale ressaltar que o bar foi o único brasileiro a figurar entre os 100 melhores bares do mundo na lista anual da premiação “The World’s 50 Best Bars”, de 2021.

    Rua Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2373-3587. Reservas via site / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 19h às 23h30, e sábado das 12h às 16h. Não abre às segundas-feiras e no último domingo do mês.

    JoJo Ramen

    Jojo Ramen
    Ramen Jojo à base de shoyu com topping de folha de alga nori, brotos de bambu e fatia de carne de porco marinada no shoyu / Daniela Filomeno

    A cozinha que mais me encanta pela enorme e riquíssima gama de produtos é, certamente, a asiática. E quem já comeu ramen sabe: não tem hora certa para comê-lo. É, para mim, uma comfort food que tem a capacidade de transformar um dia ruim em algo um pouco mais gostoso e divertido.

    E na melhor casa de ramen de São Paulo, na minha opinião, tudo fica ainda melhor. São várias opções do prato típico japonês que o JoJo Ramen oferece, com diferentes toppings e acompanhamentos a partir de R$ 50.

    Rua Dr. Rafael de Barros, 262 – Paraíso, São Paulo – SP / Tel.: (11) 5083-9837 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a quinta-feira das 11h30 às 14h30 e sexta-feira e sábado das 11h30 às 15h; jantar de segunda a sábado das 18h às 22h / Delivery via site.

    Jiquitaia Restaurante & Bar

    Quiabo com missô do Jiquitaia
    Quiabos grelhados com missô do Jiquitaia / Reprodução/Instagram

    O Jiquitaia é o restaurante perfeito para qualquer público que gosta de comida boa. Pratos extremamente simples e claramente brasileiros são feitos aqui com muita atenção aos detalhes. O resultado disso é uma casa superaconchegante, com comidas extremamente deliciosas e descomplicadas, além de terem um toque inovador e inusitado que aprecio.

    Meu destaque também vai para os drinques, que são sensacionais e preconizam ingredientes brasileiros. Com certeza meu restaurante preferido para ir em um almoço de domingo na cidade.

    Rua Cel. Oscar Porto, 808 – Paraíso, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3051-5638 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo das 12h às 16h30. Não abre às segundas-feiras / Reservas via WhatsApp / Delivery via site.


    Mais Recentes da CNN