por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

A Casa do Porco é o melhor restaurante do Brasil e da América Latina no La Liste 2022

Ao todo, dez casas brasileiras estão entre as mais bem avaliadas por jurados e fregueses ao redor do mundo no ranking francês

Premiado restaurante de Jefferson e Janaína Rueda no centro de SP oferece uma imersão na cozinha caipira
Premiado restaurante de Jefferson e Janaína Rueda no centro de SP oferece uma imersão na cozinha caipira Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Foi divulgado nessa segunda-feira (29), o La Liste 2022, ranking francês que elege os mil melhores restaurantes ao redor do mundo. Ao todo, dez casas brasileiras aparecem na lista entre os endereços mais bem avaliados, com destaque para o paulistano A Casa do Porco, estabelecimento no centro de São Paulo coroado como o melhor restaurante do Brasil e da América Latina.

“É uma honra representar a cozinha caipira brasileira nesta lista ao lado de grandes colegas de todo o mundo. Espero que possamos ter cada vez mais brasileiros ranqueados entre os melhores, de forma a levar nossa gastronomia, nossos saberes e a nossa cultura para mais e mais gente”, disse o chef Jefferson Rueda na cerimônia de gala em Paris.

O negócio de Jefferson e Janaína Rueda tem se destacado nas premiações internacionais: A Casa do Porco é o único brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo do The World’s 50 Best Restaurants e o 11º melhor de toda a América Latina de acordo com o braço latino-americano do mesmo prêmio.

Na edição anterior do La Liste, publicada em 2019, o restaurante foi premiado como o mais criativo do mundo.

jeff e janaina rueda la liste
Jefferson e Janaína Rueda recebem prêmio em noite de gala do La Liste em Paris/Foto: Divulgação

O La Liste não elenca os restaurantes em formato de pódio, mas o mais bem pontuado do ranking é o francês Guy Savoy, com 99,50 pontos de um total de 100. A renomada casa está localizada dentro do Monnaie de Paris, instituição do governo que produz as moedas francesas.

Brasileiros de destaque

O Maní, restaurante de cozinha brasileira autoral e contemporânea da chef Helena Rizzo, aparece logo em seguida d’A Casa do Porco, também com 93 pontos. O D.O.M se destaca no ranking com 91,5 pontos – a casa de Alex Atala na capital paulista ficou em terceiro lugar entre as 100 melhores de toda a América Latina no “Latin America’s 50 Best Restaurants 2021: Pasado y Futuro”.

Em São Paulo, destacam-se ainda o italiano Fasano, o brasileiro e multicultural Carlota e os japoneses estrelados Jun Sakamoto e Ryo Gastronomia, com uma e duas estrelas Michelin respectivamente. Estabelecimentos cariocas também estão na lista, a exemplo do Oro, Oteque e Olympe.

Confira as casas brasileiras mais bem avaliadas no La Liste 2022 e suas pontuações:

  • A Casa do Porco (SP) – 93.00
  • ManÍ (SP) – 93.00
  • D.O.M (SP) – 91.50
  • Fasano (SP) – 87.00
  • Oro (RJ) – 84.00
  • Oteque (RJ) – 79.50
  • Ryo Gastronomia (SP) – 76.50
  • Carlota (SP) – 76.50
  • Jun Sakamoto (SP) – 76.00
  • Olympe (RJ) – 75.50

Clique aqui para acessa a lista completa do La Liste 2022.


Mais Recentes da CNN