por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Acervo pessoal de Vinicius de Moraes é disponibilizado online

São mais de 11 mil documentos originais, como cartas, roteiros e canções, e 34 mil imagens digitalizadas, além de um posdcast e um mini-doc

Ouvir notícia
VM Cultural DR_ Direitos Reservados

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” o acervo de Vinicius de Mores, todo dedicado à obra e vida do poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata carioca, já está em ambiente online.

Clicando aqui: http://acervo.viniciusdemoraes.com.br, o acesso é livre a mais de 11 mil documentos originais e 34 mil imagens digitalizadas. Detalhando mais, há poemas, textos em prosa, canções, peças de teatro, roteiro, discursos, notas e cartas que revelam mais do que a caligrafia bonita do artista, mas trocas intelectuais e amorosas ao longo de quase 50 anos. É todo esse material que está disponível para consulta online e pode ser lido, relido e convida a uma verdadeira imersão ao universo poético e romântico do brasileiro, carinhosamente conhecido como “poetinha”.

Letra da canção ‘Insensatez’ escrita em parceria com Tom jobim (Foto: Acervo Digital Vinicius de Moraes_©️VM Cultural DR_ Direitos Reservados)

O projeto tem idealização e coordenação de Julia Moraes e coordenação técnica e design de Marcus Moraes, respectivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius. Além do cuidado em preservar digitalmente o arquivo, a iniciativa quer incentivar a pesquisa, garantir acessibilidade a um número ilimitado de pesquisadores, professores, escritores, músicos, artistas e público, democratizar o acesso à obra, além de preservar a memória da cultura brasileira. “A responsabilidade de cuidar do legado do Vinicius é imensa e demanda um trabalho constante de preservação Então, a família, organizada como VM Cultural, se aliou ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa nessa preservação, nesse conjunto de documentos raros. É um trabalho de retaguarda na preservação e proteção desses documentos”, conta Julia.

Veja mais
Exposições virtuais para visitar sem sair de casa
Conheça a livraria que reúne somente livros escritos por mulheres
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa

Acervo Digital Vinicius de Morais_©️VM Cultural DR_ Direitos Reservados

Poeta camarada

O acervo está dividido em três grandes séries: Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos, que poderão ser consultados por meio de um sistema de buscas. O site também abriga o podcast ‘Caderno de Leituras Vinicius de Moraes’ e o mini-doc Acervo Digital Vinicius de Moraes, dirigido por Julia Moraes, que mostra como são guardados e organizados esses documentos raros, como é feito o processo de digitalização do acervo e a história da criação do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, uma iniciativa do escritor Carlos Drummond de Andrade, na década de 1970. Revela também um Vinicius a vontade com sua música e seu violão e memórias contadas por quem conviveu com ele, como suas filhas e amigos.

Mais Recentes da CNN