por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Programas imperdíveis para entreter as crianças dentro de casa

    Tour virtual, mostras gratuitas, livros para baixar e zoológicos para visitar: separamos atividades para os pequenos (e adultos!) não ficarem parados

    Ouvir notícia

    Em meio à pandemia do coronavírus, com restrições de circulação de pessoas e abertura de estabelecimentos, as crianças ficam sem opções de lazer fora de casa. Brincar com os amigos, jogar futebol na rua e curtir os parques da cidade não é recomendado. 

    Mas não se desespere! Há uma infinidade de programas interessantes de forma remota, que mexem com a criatividade e apresentam outros olhares de forma lúdica e divertida aos pequenos. Prepare-se para entretê-los e aproveitar esse tempo em casa, juntos! 

    SHOW

    A banda mineira Pato Fu, que faz live no domingo, 7 de março (Foto: reprodução/Facebook)

    Música de Brinquedo 2, Pato Fu

    Depois de um longo período de isolamento, a banda mineira faz a primeira live com o show Música de Brinquedo 2. A banda levará ao palco clássicos da música pop nacional e internacional interpretados com auxílio de brinquedos, como monstros cantantes e instrumentos em miniatura. Domingo (7/3), a partir das 16h. Pelo YouTube Fundação ArcelorMittal e pelo Facebook do Diversão em Cena. 

    TEATRO

    Gibi, Itaú Cultural

    A peça, do grupo artes cênicas tocantinense Lamira, narra as aventuras de uma trupe de palhaços que têm as histórias de quadrinhos como ponto de partida. A atração envolve o universo circense e aborda teatro, música e literatura. É muita diversão para a garotada! De domingo (7/3), às 15h, a sábado (20/3). Pelo YouTube do Itaú Cultural.

    Olga, a Pulga, Itaú Cultural

    Também parte da programação para os pequenos, o instituto leva até o público de casa o espetáculo infantil Olga, a Pulga. A peça foca na relação e nas emboscadas de uma palhaça e uma pulga, dupla dinâmica moradoras de uma lata de lixo. De domingo (21/3), às 15h, a sábado (3/4). Pelo YouTube do Itaú Cultural. 

    VÍDEOS

    Turma da Mônica

    Para animar a criançada, os conteúdos disponíveis da Turma da Mônica Tradicional e da Toy foram aumentados durante a pandemia. Vídeos no canal do YouTube do desenho e posts no Instagram e Facebook da turminha estão a todo vapor. Ao longo da semana há vídeos da Turma da Mônica clássica ou da Turma Chico Bento. Confira no Youtube, Instagram e Facebook

    Fafá Conta História 

    O canal no YouTube da atriz e contadora de histórias Flávia Scherner é lotado de histórias infantis contadas de forma divertida e lúdica. Há vídeos novos toda terça e quinta, além de quinzenalmente aos sábados. Vale a pena ficar de olho, eles adoram! Confira o canal aqui. 

    MUSEUS

    Museu da Imaginação

    Localizado na Lapa, em São Paulo, o museu encontrou um jeito divertido de levar aprendizado até a casa das crianças. Ao invés de exibições on-line, o espaço cultural passou disponibilizar kits para oficinas de confecção de brinquedos como pipa, biboquê e fantoche monstro, além de um cenário inspirado na pintora Tarsila do Amaral. Comprados online, os kits custam a partir de R$ 24,90 e incluem instruções e material para cada uma das atividades. 

    Interior do Museu do Futebol: entidade disponibiliza exposições virtuais durante a pandemia (Foto: Wikimedia Commons)

    Museu do Futebol

    A criançada está com saudade de jogar futebol com os colegas? Então alivie um pouco esse sentimento apresentando aos pequenos uma das três exposições virtuais organizadas pelo Museu do Futebol em parceria com o Google Arts & Culture. É possível revisitar memórias e saber mais detalhes da Copa de 1970, da qual a Seleção Brasileira saiu vencedora, e conhecer mais a fundo a história do estádio do Pacaembu. Clique aqui e confira

    Museu Nacional do Rio de Janeiro

    Através do Google Arts & Culture é possível realizar um tour guiado sem sair de casa pelo Museu Nacional. É interessante notar que o tour virtual 360° foi concebido antes da instalação histórica pegar fogo, em 2018. Assim, é possível estimular o aprendizado das crianças com coleções históricas de zoologia e réplicas de dinossauros e preservar a memória nacional. Clique aqui e confira

    Leia mais:

    Exposições virtuais para visitar sem sair de casa

    Sete programas incríveis para crianças em SP

    Vida e obra de Chiquinha Gonzaga ganham exposição em São Paulo

    Delivery já: 15 restaurantes italianos para pedir em São Paulo

    TOUR VIRTUAL 

    Castelo Rá-Tim-Bum

    Clássica série infantil dos anos 1990 da TV Cultura, o Castelo-Rá-Tim-Bum ganhou uma concorrida mostra física em 2014 no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Porém, se você nem seu filho conseguiram conferir a exposição, fique tranquilo! O tour virtual em 360° da mostra, que conta com sons e interatividade, está disponível na internet. O melhor? Não é preciso pagar nada nem pegar filas. Confira o tour virtual aqui. 

    Viagem a Marte

    Seu filho sonha em ser um astronauta? Então saia da Terra e pouse diretamente em Marte com este tour virtual que simula a superfície do planeta vermelho. O passeio guiado é inglês e ainda conta com materiais de aprendizado e movimentos para outras missões. Clique aqui e viaje para longe da Terra. 

    AQUÁRIOS

    Aquário de Monterey, na Califórnia, faz transmissões ao vivo para visitantes do mundo todo (Foto: Wikimedia Commons)

    Monterey Bay Aquarium

    Localizado na cidade californiana de Monterey, nos Estados Unidos, este aquário abriga nada menos do que 35.000 animais. E, atualmente, é possível observar muitos de seus habitantes em tempo real, através de câmeras ao vivo separadas por categorias. Lá, os internautas conseguem admirar bichos como tubarões, tartarugas-marinhas, pinguins, lontras-marinhas e peixes coloridos. As crianças amam! Confira neste link.

    Georgia Aquarium

    Assim como Monterey, o aquário de Georgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, disponibiliza câmeras ao vivo para que seus visitantes possam mergulhar junto dos bichinhos sem sair de casa. Águas-vivas, leões marinhos e outros animais podem ser vistos por ali. Vale a visita (virtual)! Confira neste link

    Aquário Jacques Huber

    Que tal um passeio pelo aquário público mais antigo do Brasil? O Aquário Jacques Huber, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, em Belém (PA), está de portas abertas por meio de uma visita virtual. Por meio de vídeos, o visitante pode conferir as instalações do local. Clique aqui e confira

    ZOOLÓGICOS

    Os famosos coalas podem ser vistos através de câmeras ao vivo nos zoológicos da Austrália (Foto: Pixabay)

    Zoos Victoria

    Avistar coalas e cangurus nunca foi tão fácil! Seguindo os mesmos métodos dos aquários, o site do Zoos Victoria, que gerencia zoológicos no estado de Victoria, na Austrália, disponibilizou câmeras ao vivo na seção Animals at Home para que pessoas do mundo inteiro pudessem conferir a movimentação dos bichos. É a escapada perfeita para um fim de semana com os filhos em casa. Veja por aqui

    Houston Zoo

    Com um total de oito câmeras ao vivo, o Houston Zoo, no Texas, leva-nos a ficar frente a frente com uma manada de elefantes asiáticos ou ainda abrir um sorriso junto dos rinocerontes que rolam na poça de lama. Divididas em categorias, as transmissões ao vivo fazem sucesso com a criançada. Veja por aqui

    LIVROS INFANTIS

    Domínio Público

    No site Domínio Público há cerca de 250 livros infantis em PDF com acesso livre e gratuito na biblioteca digital. O principal objetivo da plataforma é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas nacionais já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada. Ótima pedida para aguçar a leitura das crianças gratuitamente! 

    Plataforma Itaú

    Sem precisar preencher qualquer cadastro, a plataforma online do banco Itaú reúne atualmente 19 livros infantis para serem lidos no celular ou no computador. Muitas das histórias são de escritores contemporâneos brasileiros, como Conceição Evaristo, Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva e Adriana Carranca. Clique aqui e confira!

    Livro personalizado

    Que tal ler um livro imersivo com o nome do seu filho? A plataforma APRENDER.digital disponibiliza gratuitamente a obra “O nome da gente”, em que você preenche o nome da criança antes da leitura e ele em meio a história. Legal, né? E você ainda pode comprar a versão física personalizada do livro, com valores a partir de R$59,50, com entrega a domicílio. Leia aqui

    PODCASTS

    E Se… Podcast

    Engana-se quem pensa que podcasts é só coisa de adulto. O E Se… Podcast veio para alegrar a quarentena da criançada. Ele é realizado por crianças, os irmãos Bruno e Luiza, e para crianças. Assim, conta com uma linguagem super adequada para o público, com assuntos pertinentes. Clique aqui e confira o podcast.

    Coisa de Criança

    Quer saber como as coisas funcionam de um jeito divertido? Sente com os pequenos e dê play no podcast Coisa de Criança. Disponível no Spotify, atualmente está em sua segunda temporada, que trata sobre o mundo animal. A primeira temporada é sobre os fenômenos da natureza. Bem interessante! Ouça aqui.

    Mais Recentes da CNN