por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde ficar em Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses

Cidade tem se desenvolvido recentemente para o turismo, em que acomodações íntimas recebem bem os hóspedes

Ouvir notícia
Fachada da Casa Lençóis, que possui sete quartos e rooftop com vista privilegiada para o Parque dos Lençóis (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

Assim como Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão é uma cidade que funciona como porta de entrada para as maravilhas naturais dos Lençóis Maranhenses. Menos conhecida pelo público, o município, de cerca de 16 mil habitantes, é o que está mais perto da área de preservação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a apenas cinco minutos de carro.

Ela é uma versão mais rústica das vizinhas, onde a estrutura turística ainda é tímida, mas tem se desenvolvido com mais afinco há cerca de três anos. Distante 240 quilômetros da capital São Luís, a oferta de serviços é escassa, com comércio fechando cedo e restaurantes e hospedagens de número limitado.

Dentro de algumas pousadas há restaurantes que servem comidas locais e auxiliam os hóspedes na hora das refeições. A seguir, confira três lugares para ficar na cidade e desbravar este lugar ainda pouco conhecido:

Leia mais
Saiba tudo sobre os Lençóis Maranhenses
CNN Viagem&Gastronomia: assista a todos os programas
Delivery: os melhores de São Luís, no Maranhão

Pousada Água Doce

chales pousada agua doce
Chalés da Pousada Água Doce (reprodução/Instagram)

Localizada às margens do Rio Alegre, a Pousada Água Doce tem funcionários atenciosos e poucos quartos e chalés, pintados com cores vibrantes. O ambiente é simples, calmo e aconchegante.

Do restaurante, onde é servido o café da manhã, incluso na diária, saem pratos como a caseira torta de camarão. As patinhas de caranguejo são uma delícia, muito bem temperadas.
Rua Osvaldo Cruz, S/N – Centro. WhatsApp: (98) 98767-6061.

Rancho das Dunas

Cajueiro Pousada Rancho das Dunas
Redes embaixo do cajueiro da Pousada Rancho das Dunas (Foto: reprodução/Instagram)

Também a poucos metros do rio, a Rancho das Dunas é uma das opções de pousadas de Santo Amaro. Os quartos ficam em chalés independentes espalhadas pelo jardim. Nas áreas comuns, muito verde com grande variedade de flores e plantas da região. Há também árvores frutíferas, como um cajueiro, que garante sombras para as redes e espreguiçadeiras espalhadas por ali. Os hóspedes costumam se sentar debaixo dele à noite, onde luzinhas são acesas, deixando o ambiente ainda mais aconchegante.

A diária inclui café da manhã, mas vale reservar ao menos uma outra refeição no restaurante da pousada. Ali são preparadas algumas delícias regionais, a exemplo dos dadinhos de tapioca, bolinho de caranguejo, que é bem temperado e recheado, e pescado ao molho de camarão e farofinha tradicional. Aproveite para experimentar também o arroz de cuxá, típico do Maranhão, que acompanha algumas das opções, e os doces feitos com frutas da região, como a compota de caju.

O wifi é cobrado à parte e há uma agência dentro das dependências para organização de passeios privados e coletivos.
Rua Olho D’água, 11. Reservas: (98) 98770-4387.

Casa Lençóis

Casa Lencois em Santo Amaro do Maranhao
Design moderno da casa com destaque também para o rooftop, que possui vista para os Lençóis (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

A cinco minutos da entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Casa Lençóis tem o automobilista Nelson Piquet Jr. como sócio, em que já passou um Réveillon no local junto da família e ao lado do ilustre convidado Max Verstappen, piloto holandês de Fórmula 1. Um dos pontos preferidos do grupo era o rooftop, onde há piscina, espreguiçadeiras, churrasqueira e área gourmet com vista para as dunas. O local acomoda até 14 pessoas dispostas em sete suítes – em que duas têm vista para os Lençóis. Possui boa estrutura tanto para trabalhar quanto para desfrutar da região sem pressa.

Um café da manhã simples é incluso no pacote. A diária ainda inclui serviço de arrumação dos quartos, cozinha e transfer para o centro da cidade. A propriedade fica dentro de um condomínio com piscina e área de lazer infantil.
Casa Lençóis, Santo Amaro do Maranhão. Reservas via Airbnb.


Mais Recentes da CNN